Beber água antes de dormir pode ajudar na qualidade do sono?


  • +A
  • -A
Imagem do post Beber água antes de dormir pode ajudar na qualidade do sono?

Para muitas pessoas, conseguir ter uma boa noite de sono é um grande desafio. Acordar durante a madrugada ou ainda demorar muito tempo para dormir são algumas das principais queixas ouvidas por especialistas. Se algo está errado, adotar certos hábitos ao longo do dia e até mesmo minutos antes de dormir podem fazer toda a diferença na qualidade do sono.

Beber muita água pode interromper o sono


A alimentação é um dos fatores que exercem influência no sono e até mesmo beber muita água pode ser ruim. “Beber muita água ou outros líquidos antes de ir para cama é um problema e pode fazer com que uma pessoa acorde várias vezes à noite para ir ao banheiro, interrompendo o sono”, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura.

Para garantir uma noite de sono sem interrupções, é importante ir ao banheiro antes de se deitar para dormir. E como manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde e para a prevenção de diversas doenças, procure beber bastante água e sucos ao longo do dia, mas evitando o consumo de líquidos, no mínimo, uma hora antes de dormir.

Refeições pesadas prejudicam o sono


Durante o sono, o funcionamento de vários órgãos do corpo é alterado e o metabolismo fica mais lento. “A recomendação é fazer uma refeição mais leve no jantar. Não precisa cortar o jantar. O corpo também queima calorias durante o sono e precisa de nutrientes para manter funções vitais à noite”, explica o médico.

O ideal é que o jantar seja feito cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama. Shigueo diz que é preciso evitar comidas gordurosas e alimentos com cafeína, como chocolate, café, chás e refrigerantes. Essa substância atrapalha o início e a manutenção do sono por ser um potente estimulante do sistema nervoso.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Beber água antes de dormir pode ajudar na qualidade do sono?"

Juarez

Já ouvi dizer o nosso corpo quando na horizontal os rins filtram mais e aumenta a necessidade de ir ao banheiro. É fato?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juarez, como órgão excretor, os rins removem resíduos orgânicos do sangue e os eliminam. Não há relação entre a posição do corpo com a quantidade de urina que é produzida. Tomar bastante água é que facilita a produção de urina. Abraços.

Wilson Roque Brant

O meu problema é o seguinte: Eu tomo muita água durante o dia até antes de deitar. ( Levanto duas vezes para urinar).Até aí acho que tudo é normal mas quando bebo duas ou três cervejas… aí a situação foge do controle. Chego a levantar de 6 a 10 vezes. Isso não deve ser correto.

Thais Gabriela Alves do nascimento

Já ouvi dizer quer beber água antes de dormir evita derrame e verdade

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Thais, não há nenhuma comprovação científica que tomar água antes de dormir evita um derrame. Abraços.

Celia Regina Vidal

Gosto muito dos artigos que são publicados, nos ajudam com certeza.Muito obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Celia, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Sirlene

Muito bom as dicas

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sirlene, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Denyse

Deixei de beber água 2 horas antes de dormir e ainda assim levantei 3 vezes a noite pra ir no banheiro.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.