Acordar muito tarde pode prejudicar a qualidade do sono?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Camilla Pinna
- +A
- -A
O sono é uma parte importante da qualidade de vida. Dormir bem ajuda a reduzir os níveis de cansaço, de estresse e de ansiedade, fazendo com que o organismo se torne mais produtivo e atento e reduzindo até mesmo o risco de acidentes de trânsito e no trabalho. Muitas pessoas, no entanto, acreditam para que dormir bem é preciso dormir e acordar cedo, quando na verdade, é preciso respeitar as necessidades e o ritmo do próprio corpo.
Cada pessoa deve dormir no horário que é mais adequado ao próprio corpo
Cada organismo tem um ritmo biológico que influencia o horário mais propício para acordar e dormir e os momentos em que apresenta maior ou menor rendimento nas atividades cotidianas. “Pessoas que têm um ritmo com tendência a dormir e acordar mais tarde costumam ter sono de melhor qualidade quando respeitam esses horários, ao invés de tentarem se adaptar a ritmos que não lhes são naturais”, afirma a psiquiatra e especialista em Medicina do Sono Camilla Pinna.
Entretanto, isso não significa que as pessoas que têm esse costume estão livres de preocupações. De acordo com a profissional, o hábito de dormir e acordar tarde pode causar problemas quando as cobranças sociais, como compromissos de trabalho, de estudo ou até mesmo familiares, têm horários mais rígidos e tradicionais.
Manter horários regulares para dormir garante boas noites de sono
O mais importante para essas pessoas é manter horários regulares para dormir e garantir que o sono seja de boa qualidade, sem ruídos ou luminosidade para atrapalhar. “Quando os horários de dormir e acordar variam muito de uma noite para a outra, os ritmos biológicos ficam desajustados, com alteração da secreção de alguns hormônios, mudanças no humor e no sistema imunológico, entre outros prejuízos à saúde”, alerta a médica.
Além disso, dormir e acordar tarde não deverá ser um problema, desde que a quantidade de horas necessárias para repor as energias seja respeitada. A maior parte da população precisa de sete a oito horas diárias de sono. No entanto, há pessoas que se satisfazem com apenas seis horas, como os idosos, enquanto os adolescentes e crianças de até dez anos costumam dormir de nove a dez horas por dia.
Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Medicina do Sono e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Camilla Pinna
Medicina do Sono
CRM: 52821098 / RJ
- 14 comentários para "Acordar muito tarde pode prejudicar a qualidade do sono?"
-
M.Cecilia L.P.Q.Telles
Gostei muito do texto. Sou ma pessoa que durmo tarde, por volta de 1:30 ou 2:00 hs mas durmo regularmente entre 6 e 8 horas. Muitas pessoas criticam-me por isso mas eu me sinto bem e produzo melhor fazendo este horario de sono
-
Francisco Souza
O texto despertou o meu interesse. Gostei das explicações. Eu por exemplo, já percebi que se for dormir entre 22 e 23 horas, posso acordar por volta das 6 horas que me sinto bem durante o dia todo. No entanto minha esposa tem muita dificuldade para descansar. Dorme pouco, mesmo indo dormir cedo, pois acorda durante a noite e levanta muito cedo, mesmo se não tiver compromissos agendados. O sono é muito leve e acorda assustada com muita facilidade. Você tem alguma matéria ou indicação que possa ajudar? Obrigado!
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Francisco, temos uma sessão no site que possui diversas matérias sobre este tema. Segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem
Abraços. -
Elizabete Silva
Eu tivo problema com falta de sono e em 2007 eu fiquei uma semana sem dormir aí comecei há ter pensamentos repetitivos e negativo. Surtei e meu marido me levou p uma clínica onde só acordei um dia depois amarrada na cama. Tomo remedio controlado
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Elizabete. Tendo em vista que o sono é uma necessidade básica do organismo, sua falta gera repercussões tanto físicas quanto psicológicas, as quais implicam em diversas consequências. Cansaço, fraqueza, dor de cabeça e no corpo, falta de destreza nos movimentos, irritabilidade, baixa concentração e apatia são alguns exemplos dessas repercussões. É importante que diante do sintomas o paciente busque atendimento especializado. Abraços.
-
Felipe Pereira
Tenho buscado na internet, sem sucesso, informações sobre a seguinte pergunta:- Acordar tarde (após o nascer do sol) e, por consequência, estar exposto à luz solar durante a parte final do sono, afeta a qualidade do sono?Entendo que a exposição ao sol afeta a produção de melatonia no corpo, o que responderia mesmo que parcialmente a pergunta, mas nunca achei algo falando sobre a fase final do sono.. apenas sobre o momento de adormecer.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.