As varizes têm alguma relação com a trombose? Qual?

  • +A
  • -A

Os pacientes que apresentam varizes dos membros inferiores têm maior risco de desenvolver trombose venosa profunda do que os indivíduos que não sofrem com veias varicosas. De acordo com o angiologista Ricardo Nobili, na presença de varizes calibrosas e tortuosas, há maior chance do trombo se originar e migrar para o sistema venoso profundo. 

Trombose e varizes


Já segundo o Dr. Rodrigo Fukushima, também angiologista, a doença varicosa acarreta alterações locais da circulação, com redução do fluxo de sangue, o que promove maior acúmulo de sangue nos membros inferiores (estase venosa). Este fato aumenta o risco de trombose,
dentre outras complicações.

“A trombose pode ocorrer tanto em veias superficiais (aquelas mais próximas da pele e muitas vezes visíveis e palpáveis), quanto em veias profundas (aquelas não visíveis, por se localizarem abaixo dos músculos das pernas). As varizes dos membros inferiores aumentam o risco de desenvolvimento destas duas condições”, informa Fukushima.

Além das varizes, há vários outros fatores de risco associados ao desenvolvimento de trombose venosa profunda. Dentre os mais comuns, Fukushima cita o uso de anticoncepcionais hormonais; consumo de cigarros; uso de reposição hormonal; obesidade; e ficar imobilizado por longos períodos (após fraturas ou cirurgias, por exemplo).

Tratamento contra varizes


Para controlar as varizes e diminuir os riscos de sofrer com complicações mais graves, como a trombose, é muito importante procurar um especialista e iniciar o quanto antes o tratamento proposto. As principais medidas do tratamento contra varizes são uso de medicação específica, adotar hábitos saudáveis de vida (prática regular de atividade física, alimentação balanceada, não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas em excesso, etc.),
não ficar muito tempo sentado e/ou na mesma posição e uso de meias de compressão. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Nobili

Dr. Ricardo Nobili

Angiologia

CRM: 31788-7 / RJ

Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "As varizes têm alguma relação com a trombose? Qual?"

Aparecida

Eu tenho muita varize e veias grossa al mesmo tempo como posso tratar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aparecida. No tratamento de varizes, pode ser indicado medicações , fisioterapia vascular, uso de meias elásticas e terapias compressivas. Recomendamos que procure seu médico para que seja indicado o tratamento adequado. Abraços!

Jaqueline

Tem algum remédio natural que possa ser bom?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jaqueline. Não recomendamos que se tome medidas, mesmo que aparentemente inofensivas, como tratamentos naturais sem o acompanhamento de um especialista, para não agravar o caso. Ele após investigação criteriosa poderá indicar um tratamento seguro. Abraços.

Paulo Jose

Estou muito satisfeito com os comentários sobre saúde em geral que os senhores médicos comentam. A propósito,gostaria, se for possível,expor um problema da minha empregada. Ela quase todo dia tem, no fim da tarde, uma dor de cabeça.Ela disse que deve ser mal de família, pois sua mãe,treis irmãos também sofre desse mesmo mal. Seria possível,por gentileza,me fazerem algum comentário? Agradeço muito pela atenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. Consideramos a dor de cabeça como um sintoma inespecífico, apenas com esta informação é difícil determinar sua causa. Por ela comentar que o caso ocorre nos membros da família, a visita ao especialista se torna indispensável. Durante a consulta pode ser verificado os hábitos de vida da paciente, solicitar exames entre outras medidas para um diagnóstico seguro. Nesta matéria há informações sobre as principais causas de dor de cabeça: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/cabeca-e-pescoco/quais-sao-as-principais-causas-de-dor-de-cabeca. Forte abraço.

Roni

Show esses comentários,amei

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Roni. Ficamos felizes em ajudar! Forte abraço.

Roberto

Tive trombose venosa profunda em membro inferior diagnosticada três meses após sofrer determinada cirurgia, que me deixou seis dias internado e um mês em repouso em casa depois da alta. É provável que essa TVP tenha sido causada pela cirurgia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Roberto. Realizar procedimentos cirúrgicos envolvem riscos, para ter certeza se o problema foi causado por esse motivo, é necessário ter uma avaliação médica. Abraços.

Luciana Marques

Olá, tenho 31 anos e muita varizes principalmente na perna direita gostaria de saber pq? E como faço o tratamento com o Diosmim? Meu médico disse que eu estava obesa tipo1!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luciana. Existem várias causas para o surgimento das varizes, mas as principais são apontadas pelo Dr. Carlos Peixoto: vida sedentária, história familiar, uso de hormônios, sobrepeso, multiparidade e trabalhar muitas horas com as pernas para baixo. Para verificar qual o melhor tratamento, sugerimos que converse com seu médico. Recomendamos a leitura desta matéria com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/varizes-causas-sintomas-tratamento. Abraços

Nadirletoldo

Tenho 69 anos,posso fazer cirurgia de varizes. Veias muito grossa. Já operei 4 vezes, mais voltaram?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Nadir. O tratamento para varizes pode ser cirúrgico ou não, pois isso irá depender do caso do paciente. Recomendamos que procure um médico e relate sobre o aumento das suas varizes, para que dessa forma seja lhe passado o tratamento mais adequado. Estimamos melhoras!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.