É possível ter varizes, mas não ter sintomas como queimação e cansaço nas pernas?


  • +A
  • -A

O quadro de varizes tem como principal sintoma a presença de veias dilatadas e tortuosas. Além disso, há outros sintomas não visíveis, mas que causam incômodo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, os pacientes normalmente se queixam de dor, queimação, cansaço, ardência e inchaço nas pernas. Por mais que estes sejam comuns, em alguns casos podem não se manifestar.  

Mesmo quadros avançados de varizes podem cursar sem sintomas


“O espectro de sintomas das varizes é muito grande. Há situações em que pacientes com bem poucas varizes apresentam sintomas muito intensos, como
dor, queimação e cansaço nas pernas. Por outro lado, existem paciente que mesmo com quadros avançados não apresentam nenhum sintoma. Entre estes dois extremos, observamos pacientes com quadros leves a moderados que podem ou não apresentar sintomas”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

Segundo o especialista, isto se deve ao fato da circulação não depender apenas dos vasos. A musculatura da perna, especialmente da panturrilha, também é muito relevante neste contexto, já que exerce uma função muito importante no bombeamento do sangue pelos vasos sanguíneos. As pessoas que apresentam a musculatura flácida – muito por conta da falta de atividade física – podem apresentar sintomas intensos de queimação e cansaço nas pernas, mesmo com quadro muito leve. 

“Por outro lado, os pacientes que praticam atividade física regular e apresentam a musculatura tonificada podem apresentar quadros avançados de varizes; mas compensados pelo bom bombeamento de sangue (o que não ocorre com os sedentários). Desta forma, não apresentam os demais sintomas, mesmo com muitas varizes”, explica o médico.

Tratamento contra varizes


A prática regular de atividades físicas, em especial as aeróbicas (caminhada, corrida, bicicleta e natação, por exemplo), melhora o bombeamento e a circulação sanguínea, o que é positivo no quadro de varizes, já que aumenta-se a chance de evitar diversos sintomas incômodos. Outra
forma importante de tratamento é a utilização de medicamentos específicos que ajudam a controlar os sintomas e a circulação. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular: https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível ter varizes, mas não ter sintomas como queimação e cansaço nas pernas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.