Varizes: Como evitar que o home office contribua para a piora do quadro?

  • +A
  • -A

Muitas pessoas estão fazendo home office (trabalhando de casa) neste período atual de isolamento social pela pandemia do novo coronavírus, o que impõe alguns desafios, especialmente para aqueles que enfrentam doenças crônicas que demandam tratamento contínuo. Pacientes com varizes, por exemplo, podem encontrar dificuldade em manter o tratamento trabalhando de casa, caso relaxem quanto aos cuidados rotineiros necessários.

Home office e varizes


“O home office por si só não piora o quadro das varizes. O que realmente influencia é a conduta de cada um durante a quarentena. Manter por muito tempo as pernas para baixo, seja sentado ou em pé,
ficar sedentário e ganhar peso são algumas situações que podem contribuir para piora do quadro de varizes no atual cenário”, explica o angiologista Jayme Ramos Filho. 

Segundo o especialista, tudo isso pode ser evitado no home office, desde que cada pessoa se conscientize da importância de manter hábitos que estimulem a circulação e, consequentemente, o controle dos sintomas e do quadro de varizes no geral. A prática de atividade física merece atenção especial, ainda mais aquelas que trabalham as panturrilhas. Vale lembrar que, no contexto das varizes, as panturrilhas são consideradas o “segundo coração”, devido ao seu papel no bombeamento do sangue para a parte de cima do corpo.  

“O isolamento social pode fazer com que pessoas que têm situação que necessita de avaliação pelo médico fiquem com medo de sair de casa e, com isso, ocorra piora da sua condição. Um exemplo disso é o paciente com quadro de trombose, que sem tratamento pode chegar ao tromboembolismo pulmonar e ao óbito. Por outro lado, quando é diagnosticado e tratado em fase inicial, não chegaria a um quadro grave”, informa o angiologista.

Tratamento com medicamentos


O tratamento medicamentoso é primordial e não pode ser deixado de lado no atual período de quarentena e em nenhum outro. Os
remédios destinados à recuperação de pacientes com varizes têm a capacidade de facilitar a circulação sanguínea, o que diminui as chances do sangue ficar concentrado nos membros inferiores. Isto provoca e intensifica os sintomas da doença. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
coronavirus
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Varizes: Como evitar que o home office contribua para a piora do quadro?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

Relacionadas