Sprays anti-inflamatórios podem ser usados para auxiliar no tratamento de lesões por esforço repetitivo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Sprays anti-inflamatórios podem ser usados para auxiliar no tratamento de lesões por esforço repetitivo?

Lesões causadas por esforço repetitivo causam dor, o que leva as pessoas a buscarem soluções para o desconforto. Sprays anti-inflamatórios costumam ser utilizados nesses casos, pois conseguem aliviar momentaneamente o incômodo, proporcionando a sensação de bem estar. Porém, seu efeito não ajuda a tratar o motivo da dor, já que esses medicamentos apenas reduzem a intensidade desse sintoma.

Sprays anti-inflamatórios devem ser usados em lesões com moderação


Sprays anti-inflamatórios podem ser usados em casos de lesões por esforço repetitivo, mas não sozinhos”, afirma o médico esportivo João Felipe Franca.​ Isso se deve ao fato deles atuarem somente nos sintomas e não na causa das lesões. Para controlar efetivamente uma lesão, são necessários métodos de tratamento específicos aplicados no motivador do quadro.

O uso prolongado desses sprays pode mascarar a real causa da dor, o recomendado é sempre buscar auxílio de um profissional da saúde para identificar o tratamento mais adequado. “Essa prática pode até mesmo fazer com que a lesão piore no longo prazo”, ressalta.​

Tratamento de lesões por esforço repetitivo


Para tratar devidamente a lesão que está causando desconforto, é preciso, primeiramente, identificar a causa ou o
esforço repetitivo que está associado a lesão. “Geralmente alguma questão ergonômica está envolvida ou mesmo a profissão está associada a determinada lesão por esforço repetitivo”, afirma o médico.

O especialista sugere ainda outras formas de tratamento desse tipo de lesão, como crioterapia local (aplicação de gelo) e ultrassom local para melhorar a dor. “Em seguida, deve ser feito o fortalecimento da musculatura adjacente e alongamento das estruturas envolvidas,​ além da concomitante mudança dos fatores que ocasionaram a lesão”, completa Franca.

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sprays anti-inflamatórios podem ser usados para auxiliar no tratamento de lesões por esforço repetitivo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.