Quais são os primeiros passos para tratar uma torção do tornozelo?


  • +A
  • -A

A torção do tornozelo é bastante comum entre atletas e ocorre quando o tornozelo se movimenta de maneira errada, provocando a lesão dos ligamentos presentes nessa área do corpo. Ao sentir dor e inchaço, é preciso procurar o auxílio de um médico para avaliar o que aconteceu e descobrir como tratar a torção.

“Em primeiríssimo lugar, devemos fazer um cuidadoso exame clínico da articulação para afastar fraturas e confirmar o grau de entorse, bem como a extensão das lesões ligamentares que sempre ocorrem com maior ou menor gravidade”, afirma Luiz Fernando Medeiros, ortopedista e especialista em Medicina do Esporte.

Tornozelo poderá ser imobilizado para facilitar recuperação da torção


Depois do exame clínico, o médico deverá avaliar a necessidade de exames de imagem: desde um simples raio X para avaliar a hipótese de uma fratura associada até uma ressonância magnética para verificar o estado das lesões ligamentares, assim como a possibilidade de um edema ósseo, problema que também ocorre com relativa frequência.

De acordo com o especialista, o tornozelo deverá ser imobilizado imediatamente, se possível, para aliviar a dor e diminuir o edema. “Podem ser usados diversos tipos de imobilização: calhas gessadas, gesso circular, botas imobilizadoras, enfaixamentos com ataduras e tornozeleiras elásticas com ou sem travas”, cita o profissional.

Fisioterapia é importante para recuperar estabilidade da articulação do tornozelo


O tempo de imobilização, segundo o ortopedista, será diretamente proporcional à gravidade da lesão, podendo variar de somente alguns dias até três semanas. Entretanto, mesmo depois desse período, alguns pacientes podem continuar sentindo dores e uma certa instabilidade na articulação. É aí que entra a reabilitação.

“A fisioterapia, após o período de imobilização, inclusive com exercícios de reforço muscular da panturrilha e exercício de propriocepção, é o método de escolha para proporcionar a reabilitação do movimento articular“, recomenda Medeiros. Estas medidas são a melhor opção também para quem deseja prevenir novas torções.

Dr. Luiz Fernando Medeiros é ortopedista graduado e especializado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Medicina do Esporte. CRM-RJ: 52.37474-4

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os primeiros passos para tratar uma torção do tornozelo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.