O que é tendinite? Quais são as causas e como é o tratamento?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que é tendinite? Quais são as causas e como é o tratamento?

Tendinite é o nome dado à inflamação que afeta os tendões, estruturas espessas e fibrosas que funcionam como cordas ligando músculos e ossos. Eles são responsáveis ainda pela movimentação das articulações do corpo humano. O problema pode surgir em qualquer região do corpo, mas as partes mais frequentemente atingidas são pés, mãos, ombros, punhos, joelhos, cotovelos e tornozelos.

Tendinite provoca dor e inchaço ao redor do tendão afetado


“Os sintomas de uma tendinite são edema, inchaço e dor local, principalmente para se movimentar”, afirma o ortopedista e traumatologista Marco Makoto. A dor, no entanto, pode se espalhar para as áreas ao redor do tendão e, em alguns casos, o paciente também pode apresentar vermelhidão e sensação de fraqueza na parte afetada pela inflamação.

De acordo com o especialista, sobrecargas, traumas locais, realização de exercícios físicos de forma inadequada, distúrbios hormonais e doenças reumatológicas, como a osteoartrite, estão entre as principais causas de tendinite. Movimentos repetitivos feitos por atletas e pessoas que fazem trabalhos manuais ou causados pelo uso do computador e do celular também podem provocar a inflamação do tendão.

Se não for tratada, tendinite pode calcificar e romper tendão


A tendinite deve ser tratada com o auxílio de um médico para evitar sua principal complicação, a tendinose, que degenera o tendão estruturalmente. “Uma tendinite crônica que não foi tratada adequadamente pode enfraquecer e provocar lesões internas nas fibras do tendão, tornando-o mais espesso, frágil e muito doloroso”, diz o ortopedista. De acordo com o profissional, a degeneração pode calcificar os tendões e até rompê-los.

O tratamento da tendinite consiste, em primeiro lugar, em identificar e corrigir causa do problema. “Medicamentos para controlar a inflamação devem ser indicados, mas na dose correta e por tempo limitado. Aplicação de bolsa de gelo ou calor na região afetada pode ser realizada e, em alguns casos, até infiltração medicamentosa local pode ser empregada”, afirma Makoto. Terapias complementares, como fisioterapia e acupuntura, também auxiliam no tratamento.

Dr. Marco Makoto Inagaki é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia do pé e tornozelo adulto e infantil e atua em Londrina (PR). CRM-PR: 28767

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

51 comentários para "O que é tendinite? Quais são as causas e como é o tratamento?"

Edna Lopes de vasconcelos

Tenho tidinite nos pés,qual o tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edna, o tratamento da tendinite consiste, em primeiro lugar, em identificar e corrigir causa do problema. Realize uma consulta com o médico especialista, ele poderá avaliar os seus sintomas e indicar a conduta adequada. Abraços.

joaquim nunes

Fui diagnosticado com bursite no quadril e tendinite na perna esquerda.À noite sinto muita dor na perna.Já fiz 36 seções de fisioterapia e as dores continuam.Como devo proceder?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Joaquim, retorne em consulta com o médico que prescreveu o tratamento, assim ele poderá verificar de que forma aliviar as dores. Melhoras.

Osvaldo menesca

Muitas dores no ombro esquerdo radiologia já confirmou oque fazer dói muinto

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Osvaldo, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Neide

Oi meu nome é Neide tenho demite na pata de ganso e sinto muita dor….existe cura uma vez q adquiriu?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neide, a tendinite é um processo inflamatório que afeta os tendões, estruturas responsáveis por movimentar nossos membros e que ajudam a manter o equilíbrio corporal. Quando é devidamente tratada, a tendinite tem grandes chances de cura. Realize uma consulta com o ortopedista para que ele possa esclarecer suas dúvidas sobre o seu quadro, e te indique o tratamento adequado. Abraços.

IONE PAIXAO DA SILVA

Desde o dia que eu fui a clinica imagem memorial para fazer um exame o anestesista pulsionou a artéria próximo ao pulso senti uma dor profunda no 4 dedo ate hoje eu sinto tem hora que o dedo dobra e para desdobrar eu sinto muita dor .O que pode ser isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ione, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Olímpio B da Siva

acordei com uma leve fraquesa na mão esquerda achei que tava dormente , logo percebi que não estava conseguindo mexer meu dedo polegar e também não consigo levantar a mão para trás sozinha.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Olímpio, marque uma consulta com o médico especialista para que ele possa identificar o motivo deste sintoma e indicar a conduta adequada. Abraços.

Daniela

Olá boa noite gostaria de saber se é tendinite pelos sintomas a três dias senti uma dor estranha e bem grande na mão q sobe no braço esquerdo e termina no ombro a dor se estende a noite pela madrugada e trabalho com embalagem faço força pra amarrar gostaria de entender essa dor na mão q paraliza e sinto só a dor😑

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daniela, é complicado realizar um diagnóstico apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Lucimar Guimarães

Tenho dores no punho e ombro. Isso pode ser tendinite?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucimar, marque uma consulta com o médico especialista para que ele possa identificar o motivo dos seus sintomas e indique o tratamento adequado. Abraços.

Paloma

Olá meu médico disse que eu estou com tendigite porém lendo aqui vi que causa dor .e eu na verdade estou com formigando os dedos e fraqueza pra abrir as coisas mais não sinto dor. Observe. Sou manicuré e cabeleireira. Oque poderia ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paloma, sensação de fraqueza na parte afetada pela inflamação também é um sintoma de tendinite. Se o médico a examinou e realizou o diagnóstico, o ideal é que você siga as recomendações e o tratamento prescrito por ele. Melhoras.

Cíntia Nascimento

Bom dia!Me chamo Cintia já são 22 dias hoje, estou sentindo dores ,fui ao ortopedista e ele diagnosticou tendinite no glúteo medio,fiz uso de medicamentos ,que por sinal tornou a dor suportável mas não passou ,continuo sentindo dores principalmente no tornozelo. O que o Sr tem a me falar sobre isso De? Pois tenho muito medo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cíntia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa prescrever um tratamento adequado para o seu caso. Melhoras.

Janaina

Meu nome é janaina eu tenho tendinite espinhal ,mesmo depois de fazer as 10 cessões de fisioterapia contínuo sentindo dor só que eu tenho q voltar a trabalhar e eu trabalho com limpeza enfim eu sou da bombril fasso de tudo .oq devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Janaina, o ideal é retornar em consulta com o médico para que ele possa te indicar o tratamento ideal para o alívio das dores. Melhoras.

Maralice

Olá boa noite tenho tendinopatia no braço esquerdo,e proteção discal na coluna,tem mais de 20 dias que venho sentindo muita dor no quadril que irradia para perna toda e no pé e tbm está doendo vários juntas do corpo oque pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maralice, marque uma consulta com o médico que te diagnosticou, assim ele poderá avaliar os seus sintomas e prescrever um tratamento para minimizá-los. Melhoras.

Sthefany Mendes

Faz dois dias que apareceu um inchaço perto do músculo e está muito dolorido e estou com dificuldades de movimentar o braço direito, oque pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sthefany, não temos como fornecer informação sem conhecer o caso clínico. O ideal é que você agende uma consulta com um médico especialista para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

Paulo crepalde

Tenho tendinite e meu braço fica rangino quando mecho o punho oque isso pode ser esse sinal

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Paulo, para avaliação é necessário que se consulte com seu médico e o informe sobre esses sinais.Melhoras.

Marlene salvador

Olà! Tive uma luxasão no ombro direito a 1 ano e meio fiz exame de ressonãcia a conclusão do exame foi pequena bursite subacromial leve tendinopatia do supraespinhal associada a delaminasões longitudiais na porçåo média e posterior, leve tendinopatia do infraespinhal. E tendão subescapular com fissura justainsercional intrassubstancial na porção média isso pode ser grave ? Vc pode me ajudar desde ja agradeço.

Sandra alves silva

Oi Boa noite eu tenho tedinite no cadril e meu médico só passou fisioterapia vai melhorar só com fisioterapia

Francica

Oi meu nome é Francisca, tenho uma dor no braço um pouco abaixo do ombro. É já fiz cirurgia duas vezes de Zisto cinovial no punho do mesmo braço. Esta dor pode ser tendinite?

Luciana Roquete

Tenho tendinite algumas vezes meu braço fica bem fraco e com os dedos da mão enrolando ficando dormente e chego a chorar de dor no ombro braço ante braço tenho a sensação de que a carne tá descolando do osso. É normal? É tá muito frequente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciana, marque uma consulta com o ortopedista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Fernando Macedo do Nascimento Júnior

Sinto dores muito fortes e a sensação de alguma coisa perfuperfurando o joelho esquerdo, principalmente anoite quando estou mas relaxado do trabalho, uma vez que passei Boa parte do dia dirigindo! Oque pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernando, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Amanda

Oi fui diagnosticada q estou com tendinite o medico me receito torcilax para eu tomar de 8 em 8 hrs estou tomando mas as dores continua,doia mas quando eu acordava de manhã nas agora as dores sao frequentes(dores no braço)

Luiza Lucas

Venho sentindo dores nas articulações a uns 6 meses, já fui a um ortopedista, e ele solicitou ressonância do quadril e da cervical e ultrassom dos ombros e dos pés, estou aguardando o resultado dos exames para o retorno com o médico. Gostaria de saber se é comum, no caso de tendinite, alguém sentir dores ao mesmo tempo em todas as articulações de um lado do corpo, que é o meu caso, começou no pescoço e ombro, depois passou para o braço e o cotovelo, o entroncamento da coxa, joelho, e agora estou sentindo a mais de duas semanas, na parte de trás do tornozelo e no meio do pé é onde tenho sentindo as dores mais intensas.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luiza, tendinite é uma inflamação que afeta os tendões, estruturas espessas e fibrosas que funcionam como cordas ligando músculos e ossos. Eles são responsáveis ainda pela movimentação das articulações do corpo humano. O problema pode surgir em qualquer região do corpo. Não deixe de levar o resultado dos exames para o médico. Abraços.

Danyella

Que tecido é encontrado nessa estrutura??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Danyella, o tendão é formado por tecido conjuntivo. Abraços.

Tatiane

Estou com muita dor em meu ombro e queimaçoes oque sera? Meu trabalho e de zeladora

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tatiane, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Belinha

Meu pai está sentido fortes dores nas costas por meses que não passa. Tomou remédios e nada. Fez exame e deu tendinite. Ele emagreceu bastante, está com olheiras e com o rosto mais “fino”. Fez outro exame e deu que era a escápula machucada. Agora pra semana que vem ele vai pegar o resultado de um outro exame. Espero que não seja nada mais grave. Mas assim, essas dores ele diz que dói ao sentar , deitar passa de um lado do ombro ao outro. Tipo ” fisgadas” , sabe? É triste ver ele mal assim e sem saber o que ele realmente tem! Pode ser mesmo tendinite? Ele tomou bastante remédio , pode ser isso que fez ele emagrecer um pouco, ou também por causa da dor? Me responda, por favor!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Belinha, é complicado diagnosticar o seu pai apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras para ele.

Priscila

Olá estou a uns 25 dias com dor no braço direito perto do cotovelo, na região entre o cotovelo e onde nós pegamos a veia do braço para tirar sangue ou seja ao lado lombar os nervos dói tbm ja passei cataflam pomada e nada o que pode ser ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Priscila, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Marlene

Clínico geral diagnosticou tendinite no Meu cotovelo mas não indicou tratamento e nem um profissional que que eu faço Sinto muitas dores no cotovelo direito

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marlene, marque uma consulta com o ortopedista. Abraços.

Silvana

Oi, sou Silvana, há uns seis anos fui diagnostica com uma tendinete no pé direito. Ultimamente, estou sentindo muitas dores. Só que agora nas duas pernas. Estou muito preocupada. O que devo fazer? O ortopedista afirma que é crônica a situação. Quer dizer que vou continuar a vida inteira com dores?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvana, como informa o ortopedista Dr. Marco Makoto Inagaki: “Uma tendinite crônica que não foi tratada adequadamente pode enfraquecer e provocar lesões internas nas fibras do tendão, tornando-o mais espesso, frágil e muito doloroso”. Terapias complementares, como fisioterapia e acupuntura, também auxiliam no tratamento. Converse com o seu médico para que ele prescreva o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

vanessa rizzo

Estou sentindo muita dor nos braços na palma da mão e os meus dedos está formigando e não os sinto como se tivesse inchado dor insuportável

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.