Os sintomas das varizes podem ficar mais fortes à noite? Por quê?


  • +A
  • -A

Os sintomas das varizes tendem a ficar mais intensos à noite, pois ao longo do dia ocorre um acúmulo de sangue nos membros inferiores. Este acúmulo está muito ligado ao fato das pessoas ficarem em pé ou sentadas nos períodos do dia em que estão ativas, o que dificulta a retorno do fluxo sanguíneo no seu caminho até o coração.  

“De forma geral, os pacientes com varizes não apresentam sintomas pela manhã. Ao longo do dia, as pernas ficam para baixo, o que resulta em acúmulo de sangue e mediadores inflamatórios. No fim do dia, os pacientes começam a apresentar os sintomas, que se intensificam à noite”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Mal funcionamento de válvulas das veias resultam no acúmulo de sangue nas pernas


A função das veias é levar o sangue pobre em oxigênio, rico em gás carbônico e repleto de produtos do metabolismo de volta ao coração. Neste caminho, o sangue passa pelos pulmões, eliminando o gás carbônico e enriquecendo-o com oxigênio. O trajeto é longo e faz-se contra a gravidade
quando se está sentado ou em pé, mas o organismo possui mecanismos que possibilitam isso mesmo com a dificuldade.

“As veias apresentam válvulas unidirecionais que possibilitam a passagem do sangue em seu caminho ao coração e não permitem que ele volte para as pernas, seguindo a inércia da gravidade. Quando estas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna constantemente para os membros inferiores pela força da gravidade”, acrescenta o médico.

Medidas indicadas durante à noite para controlar os sintomas das varizes


Como os sintomas das varizes ocorrem pela dificuldade do sangue em retornar ao coração, o
repouso com elevação dos membros inferiores é uma medida que pode ser realizada à noite para aliviar os sintomas. “Outras medidas que podem ser realizadas no fim do dia para aliviar os sintomas relacionados às varizes são o resfriamento das pernas com banhos gelados ou compressas frias e realização de drenagem linfática”, indica o profissional.

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) – CRM: 125030

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Os sintomas das varizes podem ficar mais fortes à noite? Por quê?"

Osmara abadia Gonçalves Oliveira

Bom eu tenho até medo de dormir porque dói demais. Só consigo dormir à poder deremédio porque tenho que trabalhar no outro dia e não consigo.ja fiz cirurgia, tirei minha ponta safena mais contínua com muita dor tomo remédio e não tá adiantado muito não ponho as pernas na agua fria pra ver se alivia um pouco. Com o calor parece que piora porque. Pode mi responder obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Osmara, a água quente não costuma ser recomendada para quem tem varizes pois a temperatura elevada contribui para dilatar os vasos. Continue com o tratamento e acompanhamento periódico com o médico especialista. Melhoras.

Stella

Olá, tenho varizes no útero. Descobri que existia, e que eu tinha a 2 meses. Durante o dia é normal, a noite me sinto inchada, estufada, com dores, cólicas, enjoos. Estou fazendo tratamento viral oral. Acaba mês que vem. Porém não sei que caminho seguir e se elas podem desaparecer?Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Stella, as varizes pélvicas não têm cura, mas os sintomas podem ser controlados com o tratamento adequado. É importante consultar o ginecologista caso os sintomas persistam para que ele possa te orientar. Abraços.

Sergio

porque as minhas pernas cossam muito a noite?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sergio, além da sensação de queimação, outros sintomas compõem o quadro, tais como dor, inchaço, coceira, formigamento. Marque uma consulta com o especialista para uma avaliação. Abraços.

ARMANDO

BOA NOITE, NO ANO DE 2000, FUI MEDICADO POR UMA DOUTORA QUE JÁ FALECEU. TIVE TROMBOSE, ULCERAS VARICOSAS, MA´CIRCULAÇÃO DO SANGUE E DORES AGÚDAS. USAR MEIAS DE MÉDIA COMPRESSÃO, ÓLEO MINERAL, GIFAGE XR DE 500 3 X DIA, NOVALGINA 1G AO DORMIR. ALFACE, TOMATE, VINAGRE, SAL E AZEITE SEMPRE NAS REFEIÇÕES E O PRINCIPAL ¨MAÇÃ VERDE ¨APÓS ALMOÇO E ANTES DE DORMIR. SUBSTITUIR O CAFÉ PURO. AUMENTAR 5cm A PARTE DOS PÉS CAMA, PARA AUXILIAR O RETORNO DO SANGUE. ACREDITE ESTOU CURADO.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Armando,
Ficamos contentes em saber que você conseguiu se curar. Abraço

sueli

já fiz 02 cirurgias de varizes, numa delas eu tirei a veia safena!,sinto muito cansaço nas minhas pernas, não uso saltos para trabalhar,uso meias sempre que dá,fui no vascular ele pediu o dople exame das pernas, ele me indicou fazer o CLACS, alguém já fez?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.