Quais são as principais causas da dor de ouvido?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são as principais causas da dor de ouvido?

A dor de ouvido é um sintoma também chamado de otalgia que pode surgir devido a diversos problemas. “As principais causas de otalgia que encontramos na prática clínica são otites agudas, distúrbios de articulação temporomandibular e traumatismos por introdução de objetos, hastes flexíveis de algodão em boa parte das vezes”, explica o otorrinolaringologista Fernando Maia.

Compressas com água morna aliviam dor de ouvido


O tratamento deste sintoma tão incômodo deverá variar de acordo com a causa. “É possível tratar a dor de ouvido com compressas mornas na região afetada, analgésicos comuns e procurando um otorrinolaringologista o quanto antes para o diagnóstico e tratamento corretos”, recomenda o especialista.

Quando a dor de ouvido é causada por uma infecção, o médico poderá prescrever o uso de antibióticos. Parte dessas infecções são causadas pelo acúmulo de água no ouvido, que facilita a proliferação de bactérias. Mas, algumas medidas podem aliviar o sintoma, como limpar a área externa do ouvido dolorido com uma toalha limpa e dar leves tapas no lado contrário.

Mau uso de hastes flexíveis também pode causar dor de ouvido


As hastes devem ser utilizadas com muito cuidado na hora de limpar o ouvido. Caso contrário, além da dor, podem empurrar a cera para dentro e provocar lesões capazes de levar à surdez. A haste, assim como qualquer outro objeto, não deve pressionada contra a entrada do canal auditivo. O método mais seguro é utilizá-la somente por fora.   

A dor de ouvido pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum entre as crianças. Isso acontece por causa do posicionamento da tuba auditiva na infância, canal que liga o nariz ao ouvido. “Esta estrutura é mais horizontalizada em crianças, o que facilita a subida de bactérias e até do leite, no caso de infecções como resfriados e gripes e de crianças com refluxo gastroesofágico”, afirma Fernando..

 

Dr. Fernando Maia é graduado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e membro e titulado especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. CRM-PR 35967.

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as principais causas da dor de ouvido?"

erivaldo

Boa noite minha namorada vem sofrendo com frequência dor de ouvido nen eu tou mais aguentando ver ela nesa situnção o que devo fazer doutor q tipo de tratamento posso prosegui com ela por favor

Cuidados Pela Vida

Oi Erivaldo, o indicado é que ela realize uma consulta com o otorrinolaringologista, para que realize exames e possa identificar o que está causando essas dores. Melhoras para ela.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.