É possível amenizar os sintomas causados pela infecção do H. pylori?

  • +A
  • -A

A infecção provocada pela bactéria H. pylori provoca uma série de sintomas, sendo a dor abdominal o mais importante. Este quadro específico é marcado, muitas vezes, pela formação de úlceras (feridas) no estômago, complicação esta que exige atenção e cuidados. Com o tratamento adequado, é possível amenizar os sintomas sem muitos problemas.

Cuidados com alimentação ajudam a amenizar sintomas


“Amenizar os
sintomas causados pela infecção do H. pylori é possível e com medidas simples. Uma alimentação de boa qualidade, com consumo preferencial de vegetais, carne branca e evitando excesso de molhos, condimentos e industrializados, já é uma boa maneira de controlar o desconforto trazido pelo quadro”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio. 

Ainda segundo a especialista, alimentos probióticos, como iogurte natural, kefir e kombucha, também podem ser aliados no controle dos sintomas provocados pelo H. pylori. A hidratação é outra recomendação importante no tratamento, pois é comum o paciente sofrer com perda de líquido, seja via diarreia ou vômitos.

Tratamento medicamentoso contra infecção do H. pylori


Além disso, é essencial apostar no tratamento medicamentoso, seja
para combater a bactéria (antibióticos) ou também para controlar os incômodos já mencionados (dor abdominal, febre, diarreia, etc.). Vale ressaltar ainda a relevância de se respeitar rigorosamente o tempo de uso dos medicamentos definido pelo médico, no sentido de não comprometer os efeitos desejados.   

“Porém, um médico sempre deve ser consultado para avaliar a necessidade ou não de uso de antibióticos para o tratamento dessa bactéria”, ressalta a gastroenterologista. Dependendo da intensidade do quadro, este tipo de remédio pode não ser necessário. Existe até mesmo a possibilidade do problema se resolver sem a interferência de fármacos, nas situações mais brandas. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Oliverio

Dra. Fernanda Oliverio

Gastroenterologia

CRM: 17655 / SC

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "É possível amenizar os sintomas causados pela infecção do H. pylori?"

Maria Lima

Na sequencia , esqueci-me de dizer que nao sinto nada no estomago, mas sim sinto que provavelmente o intestino e outros orgaos poderao estar inflamados. Ando a mastigar um pouco de gengibre.

Ana soares de lima pereira

Esto sofrendo muito com problema de úlcera vai 29 ano nesse sofrimento já fez 8 endoscopia não como nada que me faz mal mais Asim mesmo continua muita dor vivo tomando omeprazol

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana. Lhe enviamos um e-mail para ter mais detalhes sobre seu relato. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.