O que são as aftas na mucosa bucal? Como é o tratamento?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que são as aftas na mucosa bucal? Como é o tratamento?

Aftas são feridas normalmente dolorosas que se formam na região interior da boca, geralmente nos cantos, também podendo aparecer na língua e na gengiva. A duração das aftas costuma ser curta (poucos dias) e elas tendem a desaparecer sozinhas, sem precisar de intervenção. Porém, existem aftas que incomodam mais e demoram um tempo maior para cicatrizar, exigindo a adoção de um tratamento.  

Tratamento e causas das aftas


“As aftas podem aparecer de maneira espontânea ou podem ser causadas por problemas como higiene e até mesmo refluxo”, afirma Garchet. Distúrbios imunológicos, estresse, ansiedade, uso exagerado de condimentos na comida e predisposição genética são outros fatores de risco para o aparecimento das aftas.

Além da dor, as aftas apresentam como sintomas coceira, ardor e vermelhidão. Sua principal característica é a cobertura úmida e branca que fica no topo da ferida. “A dor causada pelas aftas fica ainda mais intensa quando são ingeridos alimentos como sal, pimenta ou ácidos”, completa Garchet.

Prevenção e sinais das aftas


Tendo conhecimento dessas causas, fica mais fácil pensar em se prevenir do problema, evitando ou reduzindo os fatores de risco envolvidos no surgimento das aftas. Ainda que nem todos possam ser evitados, a adoção de uma alimentação balanceada,
cuidados com a imunidade e higiene bucal podem reduzir significativamente as chances das aftas aparecerem.

Quando é indicado um tratamento para afta, o médico costuma prescrever pomadas analgésicas e anti-inflamatórias. “As aftas podem ser tratadas com medicações tópicas”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet. Medicamentos de uso oral e métodos caseiros (como fazer bochecho com própolis) também podem funcionar. Vale ressaltar que as técnicas caseiras apenas aliviam o incômodo momentaneamente e não agem nas possíveis causas do problema.

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que são as aftas na mucosa bucal? Como é o tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.