Por que uma lesão muscular provoca inflamação?


  • +A
  • -A

Lesões musculares podem ser ocasionadas por movimentos que exigem esforço em variados níveis, ou seja, tanto esportistas quanto amadores que praticam exercícios físicos cotidianamente podem sofrer com isso. O problema resulta no rompimento dos vasos sanguíneos locais, o que gera um processo inflamatório.

Sintomas da lesão muscular


“No momento em que há a lesão da fibra muscular ocorre rompimento da parede dos vasos sanguíneos. Estes vasos sangram e liberam mediadores inflamatórios que produzem aumento do calor local, inchaço e hematomas. A inflamação é um mecanismo necessário para a reparação muscular, mas quando ocorre em demasia pode comprometer a recuperação”, explica o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

Além do calor e inchaço locais e dos hematomas, outros sintomas das lesões musculares são dor durante a realização algum movimento e incômodo ao alongar o músculo afetado. “Nos casos mais graves, o sangramento pode ser tão volumoso que o hematoma é notado na forma de manchas roxas na pele”.

Como é o tratamento da lesão muscular?


O tratamento de uma lesão muscular consiste em realizar compressas de gelo nas primeiras 48 horas com a finalidade de conter o sangramento e evitar grandes hematomas. “Após as primeiras 48 horas da lesão, pode ser feito o uso de compressas mornas. Isso facilita o relaxamento muscular e a absorção do hematoma”.

Os especialistas podem recomendar também o repouso, para evitar o agravamento da lesão muscular; uso de anti-inflamatórios e fisioterapia ortopédica. “É indicado ainda a utilização de bandagens, tensores ou ataduras para controlar o edema e propiciar conforto ao paciente”.

Dr. João Manoel Fonseca Filho é ortopedista e traumatologista e especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 131356

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que uma lesão muscular provoca inflamação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.