Por que uma lesão muscular provoca inflamação?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que uma lesão muscular provoca inflamação?

Lesões musculares podem ser ocasionadas por movimentos que exigem esforço em variados níveis, ou seja, tanto esportistas quanto amadores que praticam exercícios físicos cotidianamente podem sofrer com isso. O problema resulta no rompimento dos vasos sanguíneos locais, o que gera um processo inflamatório.

Sintomas da lesão muscular


“No momento em que há a lesão da fibra muscular ocorre rompimento da parede dos vasos sanguíneos. Estes vasos sangram e liberam mediadores inflamatórios que produzem aumento do calor local, inchaço e hematomas. A inflamação é um mecanismo necessário para a reparação muscular, mas quando ocorre em demasia pode comprometer a recuperação”, explica o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

Além do calor e inchaço locais e dos hematomas, outros sintomas das lesões musculares são dor durante a realização algum movimento e incômodo ao alongar o músculo afetado. “Nos casos mais graves, o sangramento pode ser tão volumoso que o hematoma é notado na forma de manchas roxas na pele”.

Como é o tratamento da lesão muscular?


O tratamento de uma lesão muscular consiste em realizar compressas de gelo nas primeiras 48 horas com a finalidade de conter o sangramento e evitar grandes hematomas. “Após as primeiras 48 horas da lesão, pode ser feito o uso de compressas mornas. Isso facilita o relaxamento muscular e a absorção do hematoma”.

Os especialistas podem recomendar também o repouso, para evitar o agravamento da lesão muscular; uso de anti-inflamatórios e fisioterapia ortopédica. “É indicado ainda a utilização de bandagens, tensores ou ataduras para controlar o edema e propiciar conforto ao paciente”.

Dr. João Manoel Fonseca Filho é ortopedista e traumatologista e especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 131356

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que uma lesão muscular provoca inflamação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.