Por que a inflamação atua como um mecanismo de defesa do organismo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a inflamação atua como um mecanismo de defesa do organismo?

As inflamações que de vez em quando afetam o corpo humano costumam causar dores, inchaço, vermelhidão e sensação de calor na região afetada. Apesar desses sintomas perturbadores, existe uma boa razão que provoca seu aparecimento: a inflamação exerce uma função importante, atuando como um mecanismo de defesa.

“Uma resposta inflamatória pode ser iniciada com a finalidade de fazer um reparo, um ajuste frente a uma lesão que foi originada, como um ferimento, que é inicialmente percebido por meio das terminações nervosas que também sofreram injúria no caso do ferimento”, afirma o reumatologista João Rodrigues.

Inflamação protege o corpo de seres invasores


A
inflamação também pode ser gerada contra um microrganismo que, ao vencer as barreiras de proteção natural, como a pele, as mucosas e as secreções, pode provocar uma lesão. Outro motivo para o surgimento de uma inflamação é o recrutamento preventivo de células para neutralizar microrganismos antes da instalação de um dano tecidual no corpo.

Portanto, combater qualquer inflamação com medicações ou outras medidas sem o auxílio médico pode ser prejudicial à saúde. É importante procurar um médico, que vai apontar o melhor curso para o tratamento, caso a caso.

Anti-inflamatórios devem ser usados em casos específicos

 

Quando a resposta inflamatória é intensa e se estende para locais além do inicialmente acometido, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios não-esteroidais, ou até mesmo esteroidais que, quando utilizados em doses mais altas, têm efeito imunossupressor.

“Isso é muito representativo do que acontece quando a inflamação ataca órgão nobres, a exemplo da inflamação que afeta os rins ou os vasos sanguíneos (vasculite), quando o uso de imunossupressores e anti-inflamatórios se faz necessário e de extrema urgência”, alerta o profissional.

 

Dr. João Rodrigues é reumatologista, formado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN) e com residência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). CRM-PE: 21008

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a inflamação atua como um mecanismo de defesa do organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.