Qual é a importância da vitamina C para a saúde das articulações?


  • +A
  • -A

Um dos maiores e mais conhecidos benefícios de ter uma alimentação rica em vitamina C é a melhora do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados e ajudando a impedir que casos dessas infecções se transformem em pneumonias. O que poucas pessoas sabem é que a vitamina também é fundamental para proteger a saúde das articulações.

Vitamina C aumenta resistência das articulações


“A vitamina C auxilia numa etapa importante da formação e da
estabilização do colágenoEla permite que as fibras do colágeno adquiram estabilidade e resistência, características essenciais que devem apresentar, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade”, afirma o reumatologista João Rodrigues.

A ação da vitamina C beneficia principalmente atletas e praticantes de exercícios físicos. O nutriente ajuda a acelerar a recuperação de tecidos depois de uma atividade intensa e, mantendo a integridade das articulações, previne a ocorrência de lesões durante a prática esportiva, além de atuar no processo de cicatrização e na recuperação de fraturas.

Falta de vitamina C pode causar dor articular


A falta da vitamina C pode fazer com que as articulações percam resistência e flexibilidade, dificultando os movimentos do corpo e
facilitando lesões. Podem surgir sintomas como inchaço e dores musculares e articulares, chamadas de artralgia. Sem falar nos problemas em outras partes do corpo, como anemia, sangramentos na gengiva e enfraquecimento do cabelo.

A principal forma de garantir boas quantidades de vitamina ao corpo é por meio da alimentação e o nutriente é encontrado principalmente em frutas e outros vegetais. “Kiwi, caju, goiaba, acerola, limão, manga, laranja, morango, tomate, pimentão, espinafre, aspargos, repolho, rúcula, agrião e brócolis estão incluídos como fontes de vitamina C”, cita o especialista.

Dr. João Rodrigues é reumatologista, formado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN) e com residência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). CRM-PE: 21008

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Qual é a importância da vitamina C para a saúde das articulações?"

José Roberto

Gostei muito da matéria, principalmente sobre os benefícios da vitamina C para estabilização do colágeno, porqueestou em tratamento de artrose no joelho que está me deixando incapacitado para o trabalho e muitas dores einchaço .

elson mendes

estou com esse citomatom mostrado vou comparsa usar esse produtos para ficar bom. obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elson, recomendamos que você realize uma consulta com o médico para que ele possa te indicar a conduta adequada para o seu caso. Abraços.

Aparecida Nogueira

Meu médico vascular me receitou p linfedema nas pernas, sequela de um câncer(já curado)

Antonio Gilberto Mendes

Excelente a matéria. Eu, particularmente, estou com sérios problemas de dores as articulações. Vou caprichar mais na alimentação dos ítens citados.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio Gilberto, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Carlos Roberto Alves Rodrigues

Além das frutas, é necessário a ingestão de Vit c em comprimidos?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos Roberto, essa vitamina pode ser adquirida através da alimentação (caju, goiaba, acerola, limão, manga, laranja, morango, tomate etc). Se for necessário uma suplementação o seu médico irá te orientar a respeito. Abraços.

Maria Lindaura

Excelente matéria.Tenho osteopenia, minha reumatologista passou Caldê e vitamina D3, 5000IU.Ela disse que to no início de uma osteoporose.Me alimento super bem.

Arilma

Obrigada,realmente a matéria foi muito esclarecedora e minha vitamina C através de exame foi constatada que está abaixo do recomendado e minha médica mandou que consumisse frutas e também medicamento,estou tomando.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Arilma, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Etiane Maria

Sobre a vitamina C,qual a quantidade diária que devemos consumir para obtermos um melhor resultado?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Etiane, é difícil te falar uma quantidade exata de Vitamina C, pois cada organismo se comporta de um jeito diferente. O ideal é que você realize uma consulta com um médico nutricionista para que, através de exames, ele possa recomendar quantidade de Vitamina C ideal para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.