Em quais situações a imobilização é recomendada para a recuperação de lesões nos ligamentos ou tendões?

  • +A
  • -A

Lesões nos ligamentos ou tendões são comuns e podem acontecer com qualquer pessoa durante a execução de movimentos, especialmente em atividades de maior impacto, como esportes, corrida, musculação etc. Em algumas situações, a recuperação só é possível com a imobilização, que tem como objetivo amenizar dor e incômodo, evitar complicações e permitir a recuperação local.

“A imobilização é recomendada para a recuperação de lesões nos ligamentos ou tendões, caso haja qualquer tipo de entorse​, torção, trauma nas articulações, com ou sem fratura”, afirma o médico esportivo João Felipe Franca. “Ligamentos e tendões são estruturas com pouca vascularização, ou com pouco oxigênio, que é o componente vital para a cicatrização”. ​  

 

Imobilização ajuda na cicatrização de ligamentos e tendões lesionados

 


Conforme explica o especialista,
a imobilização da articulação lesionada ajuda na cicatrização pelo fato de manter o tendão não distensível e não tensionado. “Dessa maneira, o processo de cicatrização pode acontecer por completo, tanto na estrutura tendínea em si, quanto na inervação tendínea”, afirma. ​

Por outro lado, caso o segmento não seja imobilizado, a cicatrização da inervação tendínea tende a acontecer de forma desorganizada e o tendão pode perder sua funcionalidade de segurar o arco de movimento articular. “Com isso, corre-se o risco de ocorrerem novas lesões no mesmo segmento”, completa.

 

Como fazer a imobilização?

 


A maneira de se fazer a imobilização depende da articulação envolvida, mas de modo geral pode ser realizada na posição anatômica do segmento acometido. “Geralmente é feita em flexão da articular ou semi-flexão, justamente para manter o tendão acometido sem tensão. O tempo de imobilização também depende, pois varia quando tem ou não fratura. Pode-se colocar algo em torno de, pelo menos, 21 dias”.

​ ​

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Felipe Franca

Dr. João Felipe Franca

Medicina Esportiva

CRM: 5276659-3 / RJ

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Em quais situações a imobilização é recomendada para a recuperação de lesões nos ligamentos ou tendões?"

Jaciara

Bom hj está com 1mes e 9 dias q quebrei o tornozelo será q ainda preciso mobilizar meu pé???

Luciana Suarez

Bom dia, virei o meu pé andando na rua, no dia seguinte começou a dor muito e apareceu um hematoma no local e inchaço,fui ao UPA onde não tem mais ortopedista passei por um médico clínico geral ele tirou um rx no qual não identificou fratura. Disse que foi uma entorse, pediu para eu usar uma robofoot para melhorar a inflamação mais rápido,colocar gelo e tomar meloxicam 15 mg,Só que a dor está muito intensa no local a onde está o hematoma e está irradiando para o calcanhar e para baixo do pé. Nao me deu atestado para o trabalho, deu uma carta só que eu preciso trabalhar com ele imobilizado. Quanto a questão do atestado eu não quero mesmo pq se eu faltar mesmo com atestados são descontados os meus dias de estágio. A minha dúvida é a seguinte se esse tratamento que ele me passou está correto por ele ser um clínico geral e não um ortopedista? Tomei de imediato tb qdo cheguei lá profenid,decadron e paracetamol, a dor até aliviou um pouco,mas depois de umas 8 horas voltou essa dor intensa no local de ficar latejando e agora doendo o calcanhar. Aguardo uma resposta urgente se possível. Obrigada,Luciana

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.