H. pylori: Os sinais e sintomas da infecção podem ser confundidos com outro problema de saúde?


  • +A
  • -A

A infecção pela bactéria H. pylori pode provocar ou não sintomas. Quando os sintomas aparecem, podem se manifestar de forma variada, desde uma gastrite leve até dores intensas no estômago em função da formação de úlceras. Sendo assim, não é incomum que os pacientes confundam esta infecção com outros problemas estomacais/intestinais que apresentam sintomas semelhantes.

Diagnóstico correto é crucial para evitar confusão


“A infecção pelo
H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Para evitar complicações decorrentes de uma eventual confusão dos sintomas, quando de fato o quadro em questão é a infecção pela H.pylori – mas acredita-se ser outro problema – é crucial buscar o diagnóstico correto assim que aparecerem os primeiros sintomas. O diagnóstico mais indicado é o exame de fezes, também chamado de teste de antígeno fecal. 

Tratamento e prevenção contra os sintomas do H. pylori

O tratamento contra a infecção do H.pylori consiste no uso de antibióticos (já que se trata de uma bactéria) e de outras medicações que ajudam a aliviar os sintoma, como as que reduzem a acidez do estômago. Algumas restrições na alimentação também podem ser úteis para amenizar os sintomas, como cortar café, refrigerantes, álcool e comidas muito gordurosas.

A prevenção é igualmente importante e deve ser feita com alguns cuidados. Como a infecção se dá por meio do contato com saliva, fezes ou alimentos contaminados, a recomendação é cuidar bastante da higiene pessoal, lavar bem os alimentos na hora do preparo e ter muita atenção com o que se come e bebe, para não acabar ingerindo algo contaminado. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
dores-no-corpo
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "H. pylori: Os sinais e sintomas da infecção podem ser confundidos com outro problema de saúde?"

Aizaque

É verdade que se não tratado o H Pylori tem como consequência um câncer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aizaque. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a H. Pylori é classificada como um agente cancerígeno. Entretanto, vale ressaltar que ter a bactéria no estômago não significa necessariamente que a pessoa terá câncer. Recomendamos a leitura desta matéria com mais informações, mitos e verdades dobre H. Pylori: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/todos-h-pylori-desenvolvem-cancer-de-estomago. Abraços.

PAULO DE QUEIROZ PINHEIRO

Eu tenho uma úlcera varicosa em uma das pernas , região interna e altura da canela . Ela cura , passa um tempo fechada e depois volta . Hoje está aberta a ferida . Estou cuidando com a pomada Salf-Gel , na parte infeccionada e óleo de girassol na parte vermelha . Está melhorando muito pouco . Há algo melhor por fazer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. Geralmente o tratamento para úlceras varicosas deve ser acompanhado por um angiologista ou cirurgião vascular, por isso aconselhamos que converse com seu médico para verificar se há a necessidade de começar outro tratamento. No link abaixo temos uma matéria sobre esse assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/varizes-o-que-sao-as-ulceras-varicosas . Abraços!

Paulo

Fiz uma pergunta sobre úlcera varicosa . Receberam ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. Para indicar algo e avaliar seu problema você precisa procurar um médico o mais breve possível. Desejamos melhoras.

Advânia

Olá bom dia!!! Comecei a tomar a medicação para a H. Pylori ontem, não consegui dormir à noite de dor no estômago e qdo fui trabalhar pela manhã me senti trêmula e com a boca amargando e seca. É efeito da medicação??? Desde já agradeço o retorno.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Advânia. É importante se atentar a bula do medicamento, pois alguns efeitos estão previstos. Caso os sintomas não estejam de acordo com os efeitos colaterais esperado, aconselhamos que retorne ao médico e o informe sobre o ocorrido. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Luciano

Comecei o tratamento com a medicacao para H pylori é preeciso voltar ao medico depois de quantos tempo para saber se eliminou e fazer novamente endoscopia q foi a forma o qual deu positivo para H pylori.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luciano. Conforme o Dr. Alexandre de Sousa Carlos, “No geral, este tipo de remédio começa a fazer efeito em poucos dias, quando você respeita corretamente os horários estabelecidos pelo médico para tomar a medicação”. É importante que siga as orientações do especialista, e se possível manter um acompanhamento médico, pois através disso ele poderá, tanto mudar o tratamento caso ache necessário, quanto solicitar exames quando for preciso. Segue o link de uma matéria que pode interessar você. Até a próxima! https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/tempo-tratamento-h-pylori-fazer-efeito

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.