Qual é a função do inchaço no processo de recuperação de um machucado?


  • +A
  • -A

Ao sofrer um machucado em certas partes do corpo, é comum o paciente apresentar um certo inchaço na área afetada. O inchaço tem uma função na recuperação do organismo. “Ele atua como uma resposta inflamatória local, ou seja, é um sinalizador para que uma conduta seja tomada”, explica a reumatologista Regina Ferreira.

Inchaço pode estar acompanhado de dor e febre em alguns casos


Ou seja, o inchaço serve para mostrar que algo está errado e que é preciso agir. Em parte dos casos, é normal ter inchaço, mas sempre é bom ficar de olho. “Por ser um sinal de alerta e uma forma de manifestação de defesa do organismo, pode ser considerado normal, mas se ele vem acompanhado de outros sinais, como
febre, dor, vermelhidão e aumento de temperatura local, precisamos ficar atentos”, alerta a profissional.

Esses sintomas e sinais são típicos de uma inflamação, que surge com o objetivo de reparar um machucado no corpo. A inflamação da garganta, por exemplo, é muito comum em casos de gripes e resfriados. Já uma extração de dente também pode provocar uma resposta inflamatória para acelerar a recuperação dos tecidos danificados.

Causa do inchaço irá determinar o tipo de tratamento


De acordo com a médica, é importante descobrir o que está por trás do surgimento do inchaço para, somente depois, iniciar um tratamento: “Devemos focar na causa do problema. O inchaço é uma consequência. Após uma boa avaliação do quadro e detectada a causa, aí sim podemos pensar num tratamento”.

Como medida paliativa, podem ser utilizadas bolsas com gelo ou água fria, que ajudam também a diminuir a dor em casos de lesões. Lembre-se apenas de posicionar um pano entre a bolsa e a pele. É possível ainda recorrer a medicações que ajudam a diminuir ou conter o inchaço. No entanto, é sempre importante consultar um médico antes de se automedicar.

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
dor-nas-costas
dor-nas-pernas
dores-no-corpo
gripe

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a função do inchaço no processo de recuperação de um machucado?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.