Fazer pilates pode ajudar a amenizar os sintomas das varizes?

  • +A
  • -A

A prática de atividade física é essencial para prevenir e tratar os sintomas das varizes dos membros inferiores, especialmente quando o exercício em questão é de impacto baixo, no máximo moderado. Portanto, o pilates pode ser uma ótima alternativa nesse sentido, seja você já diagnosticado com o problema ou não.

Pilates no tratamento de varizes


“O pilates, assim como qualquer atividade física que ajuda a manter o peso e reforça a musculatura das panturrilhas, vai ajudar no
controle dos sintomas e das próprias varizes. Isso porque o sobrepeso e o sedentarismo são dois fatores importantes para o desenvolvimento de insuficiência venosa”, explica o angiologista Jayme Ramos Filho. 

Ainda segundo o especialista, o pilates também tem a vantagem de não provocar impacto significativo, o que é muito relevante no caso dos pacientes que sofrem de varizes. “Exercícios sem impacto são superiores aos exercícios com alto impacto no desenvolvimento de síndrome varicosa”, enfatiza o médico angiologista.

Outros cuidados e medidas de tratamento


Além dos exercícios, são importantes outros cuidados para controlar ou prevenir os sintomas das varizes. Por exemplo: não ficar muito tempo em pé ou sentado/deitado (alongamentos frequentes aqui também podem ajudar),
usar meia elástica de compressão, não fumar nem consumir bebidas alcoólicas, se hidratar bastante e se alimentar de forma saudável, sempre com uma grande variedade de nutrientes.

Junto a tudo isso, é essencial também o tratamento medicamentoso, especialmente nos casos em que os sintomas já ultrapassaram o estágio inicial. Os remédios específicos para casos de varizes facilitam a circulação sanguínea, o que permite que o sangue consiga subir dos membros inferiores no sentido de volta ao coração.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
atividade-fisica
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fazer pilates pode ajudar a amenizar os sintomas das varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.