Como é o processo de recuperação da extração de um dente siso?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como é o processo de recuperação da extração de um dente siso?

Assim como qualquer extração dentária, a remoção de um dente siso é uma cirurgia e deve seguir as recomendações de um pós-operatório. “Evitar esforço físico desnecessário, ter uma dieta líquido-pastosa em temperatura fria por uns dois dias e evitar fazer bochecho com qualquer coisa por 48 horas” são as principais dicas do cirurgião-dentista Robson Caumo.

O que pode comer após tirar o siso?


Além disso, é importante colocar um travesseiro mais alto na cama, já que o profissional recomenda dormir com a cabeça um pouco mais elevada nos primeiros dois dias depois da extração, evitar ficar cuspindo toda hora e manter a região resfriada, posicionando compressas de gelo na bochecha e consumindo alimentos frios e gelados, como gelatina e sorvete.

De acordo com o especialista, é comum sentir dor depois de tirar o siso, porque o procedimento é cirúrgico. “Muitas vezes, os dentes vizinhos ao extraído acabam ficando um pouco doloridos por estarem muito próximos ao movimento de luxação, necessário para a remoção do siso”, explica o dentista.

Remédios analgésicos ajudam a amenizar a dor depois da cirurgia


Para aliviar a dor e outros sintomas típicos do período pós-operatório, existe um protocolo medicamentoso padrão. De um modo geral, são prescritos
analgésicos e anti-inflamatórios, para impedir que a inflamação se torne exagerada. Já os antibióticos devem ser indicados somente em casos em que sejam realmente necessários, evitando o uso indiscriminado deste tipo de medicação.

Durante o processo de recuperação, evitar o uso do computador e do celular é uma atitude necessária porque pode deixar a cabeça muito baixa. “Outra medida importante é higienizar os pontos com hastes flexíveis com algodão embebidas em alguma solução antisséptica indicada pelo dentista”, afirma Dr. Caumo. Ao perceber qualquer sintoma exagerado, não deixe de procurar um profissional.

Dr. Robson Caumo é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), especialista em Ortodontia, DTM e Ortopedia dos Maxilares e atua em Niterói e São Gonçalo (RJ). CRO-RJ: 30043

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é o processo de recuperação da extração de um dente siso?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.