Conheça exercícios simples que podem ajudar a aliviar a dor nas articulações


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As dores causadas por problemas nas articulações, como a osteoartrite, podem afetar negativamente o dia a dia, impedindo qualquer pessoa de trabalhar e até de se movimentar com liberdade dentro de casa. A realização de exercícios físicos simples pode ajudar quem sofre com esse tipo de dor e é uma das medidas mais indicadas pelos médicos.

“A prática regular de atividades físicas direcionadas é uma pedra fundamental na abordagem das doenças musculoesqueléticas. Para algumas delas, os exercícios são considerados superiores ao uso de medicações para a recuperação e o controle da dor”, afirma a reumatologista Thaysa Passalini.

Exercícios podem aliviar dor nas articulações durante a rotina de trabalho


Segundo a especialista, terapeutas, médicos e educadores físicos podem recomendar
exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular, que podem ser feitos por qualquer paciente, utilizando períodos curtos de até cerca de dez minutos por dia. Um exemplo simples de exercício de alongamento é permanecer de pé e esticar os braços para cima e depois até o dedão do pé. Para a musculatura, levantar pesos leves e simular subir uma escada são úteis.

Essas atividades podem ser feitas em um breve intervalo durante o expediente de trabalho. “Ao longo do dia é importante tirar um intervalo para realizar exercícios de alongamento, principalmente para pessoas que trabalham sentadas ou na mesma posição por muito tempo“, explica a reumatologista Fernanda Calil.

Quais são os benefícios da musculação e do alongamento?


O alongamento prepara o corpo para a atividade física e reduz, ao mesmo tempo, a pressão na cartilagem da articulação e o risco de lesões. Já os
exercícios que trabalham a musculatura evitam o desgaste da cartilagem articular e ajudam a proteger os ossos. Entretanto, Thaysa faz uma ressalva: “É importante que, ao menos no início, um profissional oriente o paciente, porque ele estará atento a erros de execução e de postura e também à progressão dos resultados desejados”.

Dra. Fernanda Calil é reumatologista, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atende em Belo Horizonte e Betim. CRM-MG: 47505

Dra Thaysa Simões Paixão Passalini é reumatologista, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e atende em São Paulo. CRM-SP: 158673

Foto: Shutterstock

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19 comentários para "Conheça exercícios simples que podem ajudar a aliviar a dor nas articulações"

Juscelina Rodrigues Corrêa

Eu tenho muitas dores Quando faço alongamento alivia pra mim é fundamental

GILTON BUENO DE OLIVEIRA

tenho 68 anos de idade e o exercício físico me ajuda muito a manter em forma e a saúde.

Heitor Martins

Já fiz tudo isso e mais alguma coisa… Dezenas de médicos, diversas especialidades… E nenhum foi capaz de descobrir a origem de tantas dores. Há mais de 20 anos busco uma resposta. Exames imagens?Fiz aos montes. Continuo me exercitando, mas natação, spinning, musculação… Nada fez diferença alguma. Chegando agora aos 50 anos as coisas tendem a piorar. E continuo sem respostas!

Joana

E os exercícios onde estão??????

Maria Luiza Gonzalez da Fonseca

Também não achei os exercícios.Obrigada

Marcond Lemos

Tenho catarata e pergunto: o colírio cineraria marítimo para humanos resolverá o meu problema sem precisar de cirurgia?

Cuidados Pela Vida

Oi Joana e Maria Luiza, segundo a especialista Dra Thaysa Simões Paixão Passalini, terapeutas, médicos e educadores físicos podem recomendar exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular, que podem ser feitos por qualquer paciente, utilizando períodos curtos de até cerca de dez minutos por dia. Um exemplo simples de exercício de alongamento é permanecer de pé e esticar os braços para cima e depois até o dedão do pé. Para a musculatura, levantar pesos leves e simular subir uma escada são úteis. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Marcond, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Maria Auxiliadora

Tenho muitas dores na lombar, hérnias de disco e muitas dores nas pernas de frequência a noite. É um tormento… Estou fazendo Pilates três vezes por semana já faz um ano, porém continuo com dores. Mais entendi q se parar é pior… Fui ao especialista de coluna me falou q era degenerativo por consequência da idade pois te 67 anos e me aconselhou continuar com o Pilates.

Ildérica Maria Souza Nascimento

Tenho 63 anos, há 1 ano e meio vivo lutando contra dores terríveis causadas pela chicungunya. 18 meses em tratamento, agora bem melhor. Tenho tb hérnia de disco lombar. Faço Pilates, acho que melhorei MT da hérnia de disco. Reumatologista, ortopedista e nutróloga recomendaram o Pilates e musculação. Faço Pilates e hidroginástica, essa me dar uma sensação de bem estar e relaxamento MT bom. Além disso, coloco na minha vida, música e poesia.

Bernadete

Olá! Tenho osteoartrite e osteoporose, com fratura espontânea de vértebra, minha reumatologista prescreveu piascledine 300 que estou tomando desde dezembro e tive melhora nas dores nos pés, mãos e lombar. Só que estou tendo muita azia e refluxo, com desconforto contínuo. O que vocês sugerem para minimizar este efeito colateral???

Cris

Tenho 65 anos ,tenho artrose,hérnias de disco,dores ósseas terríveis em todo o esqueleto que ,muda de lugar ,faço pilates,mas acho o melhor de tudo a hidroginástica com a água morna.Fico outra pessoa com a hidro morna ! Os médicos só passam injeções e antinflamatórios.Temos que nos apegar com o pessoal de Fisioterapia e Educação Física !

Cuidados Pela Vida

Oi Ildérica, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Desejamos sucesso em seu tratamento.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Auxiliadora, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Bernadete, você pode retornar em consulta com o médico que o prescreveu e informar sobre as reações apresentadas, assim ele poderá te orientar adequadamente. Abraços.

Julio Borges

É só isso mesmo ou depois vocês vão mostras os exercícios? Ou será que a palava “exercícios” foi usada só para chamariz do texto?

Gildo Rivas

Necessito de exercícios para as minhas articulações como também indicações de vitaminas, tenho mais de 65 anos.Venho utilizado remédios receitado por médicos credenciados para desvios de comportamento (Irritação alternando com sintomas de apatia) .

Cuidados Pela Vida

Oi Julio, segundo a especialista Dra Thaysa Simões Paixão Passalini, terapeutas, médicos e educadores físicos podem recomendar exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular, que podem ser feitos por qualquer paciente, utilizando períodos curtos de até cerca de dez minutos por dia. Um exemplo simples de exercício de alongamento é permanecer de pé e esticar os braços para cima e depois até o dedão do pé. Para a musculatura, levantar pesos leves e simular subir uma escada são úteis. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Gildo, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

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