Como evitar lesões após aumentar a carga dos exercícios da academia?


  • +A
  • -A

A prática esportiva e de exercícios físicos em geral está associada à ocorrência de lesões, especialmente quando a intensidade é alta. O sobrepeso, o desgaste e a má execução de movimentos são os principais fatores que facilitam as lesões articulares e por isso deve-se ter cuidado na hora de levar o nível do seu treino para um degrau acima.

Formas de aumentar a carga dos exercícios sem risco de lesão


Na academia essa dinâmica é facilmente observada, pois os praticantes de musculação estão buscando sempre aumentar o peso. Fazer essa evolução de maneira irregular, sem a orientação devida, aumenta as chances de lesões. Porém, existem formas de aumentar a
carga dos exercícios de maneira segura.

“Para aumentar a carga das atividades da academia sem que isso traga risco de lesão, deve-se fazer incrementos pequenos, tanto em carga quanto em número de repetições. Até 10% de aumento, dentro da execução correta do movimento e sem compensações”, orienta o médico do exercício e do esporte, João Felipe Franca.

Principais lesões por aumento na carga dos exercícios


Segundo o especialista, as lesões mais comuns ocasionadas por sobrecarga nos exercícios da academia são, principalmente, as que afetam os joelhos, a
coluna vertebral e as regiões lombar e cervical. Os praticantes devem ainda estar atentos para as complicações que podem surgir com o desenvolvimento dessas lesões. O risco de osteoartrite é sempre algo para se manter em constante alerta.

Além do peso, as lesões estão bastante relacionadas aos movimentos errados. A junção desses dois fatores aumenta muito as chances de um problema. “Cargas altas demais que dificultam a correta execução dos movimentos propiciam a lesão osteomioarticular.  Este é o fator que mais predispõe a lesões: execução errada de certos movimentos com sobrecarga”.

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como evitar lesões após aumentar a carga dos exercícios da academia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.