Entorses no joelho e tornozelo: como fazer para aliviar as dores?


  • +A
  • -A

As entorses são eventos agudos de origem traumática que acometem mais frequentemente os membros inferiores, como joelhos e tornozelos. Essas torções causam dor local que pode ser muitas vezes incapacitante e extremamente incômoda. Por isso, é essencial adotar algumas medidas para amenizar o desconforto e tratar completamente o quadro. Por definição, a entorse é a distensão ou torção brusca da articulação, que determina uma separação momentânea das superfícies articulares e se associa ao estiramento dos elementos estabilizadores da articulação acometida, como a cápsula e/ou os ligamentos articulares”, explica o ortopedista Vinícius Magno.

Dor no joelho: o que fazer?

O especialista dá algumas dicas para aliviar as dores resultantes desse evento agudo.

– Colocar gelo ou compressas geladas
– Utilizar inflamatórios tópicos (spray ou gel)
– Imobilização temporária com órteses (bengalas e muletas)
– Fazer massagem e alongamentos

Persistência das dores exige investigação mais profunda


O médico aponta que existe a possibilidade do trauma causador da entorse produzir ainda lesões da cartilagem articular, o que normalmente justifica a
manutenção da dor e do edema articular, mesmo com as medidas terapêuticas iniciais tendo sido adotadas. No entanto, afirma que isso ocorre apenas com a minoria dos pacientes.  

“Uma pequena parcela dos pacientes que sofre uma entorse pode evoluir com manutenção da dor e do edema articular. Nestes casos, alguns exames complementares podem ser necessários para a identificação de lesões associadas, como fraturas da superfície articular ou rupturas ligamentares que podem levar à instabilidade crônica e até mesmo ao desgaste articular acelerado”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Vinícius Magno

Dr. Vinícius Magno

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 52847593 / RJ

TAGS
dor-nas-pernas
dor-no-joelho
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entorses no joelho e tornozelo: como fazer para aliviar as dores?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.