A endometriose pode ser confundida com outra doença?

  • +A
  • -A

Dentre os principais sintomas da endometriose, alguns também são comuns a outras doenças, o que pode gerar confusão no momento do diagnóstico. Os principais sintomas de endometriose são: cólica menstrual, dor durante a relação sexual, infertilidade, dor ao evacuar e dor pélvica crônica. De acordo com o ginecologista Alexandre Brandão, quando o quadro é muito “florido”, ou seja, apresenta todos esses sintomas, o diagnóstico é mais difícil. 

“O grande problema no atraso do diagnóstico é quando as pessoas e os médicos consideram que a cólica menstrual é normal, não valorizam a queixa desse sintoma. Quando a cólica menstrual é incapacitante, tem que ser investigada a endometriose. Então, a grande dificuldade no diagnóstico em questão, mais do que a possibilidade de confusão com outras doenças, é o fato de, em muitos casos, não ser valorizado o principal sintoma, que é a cólica menstrual”, explica o médico. 

Situações em que a endometriose pode ser confundida com outra doença


Mesmo assim, o especialista cita algumas situações em que os sintomas podem, de fato, gerar confusão no diagnóstico, como, por exemplo, quando a paciente com endometriose não apresenta muita cólica e
sofre com sintomas intestinais (dor ao evacuar, constipação, sangue nas fezes). Nesta situação, aumenta o risco de confusão da endometriose com outras doenças de origem intestinal. 

“A dor pélvica crônica também pode gerar confusão, especialmente quando piora após a prática de atividades físicas. Neste caso, pode-se acreditar que a paciente sofre com algum problema ortopédico/articular. Também é comum a paciente com endometriose sentir dor ao urinar, o que pode fazer com que se pense que ela sofre com infecção de urina. Essa dor urinária, muitas vezes, aparece durante o período da menstruação”, informa o profissional.

Principais medidas de tratamento


Para evitar todos esses riscos de confusão, é fundamental garantir um diagnóstico correto, com um médico de confiança e competente capaz de fazer uma investigação profunda e cuidadosa, respeitando todos os sintomas relatados. Quando a endometriose é confirmada, o tratamento deverá ser medicamentoso
e, em casos mais graves, cirúrgico

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A endometriose pode ser confundida com outra doença?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.