A endometriose pode ser confundida com outra doença?

  • +A
  • -A

Dentre os principais sintomas da endometriose, alguns também são comuns a outras doenças, o que pode gerar confusão no momento do diagnóstico. Os principais sintomas de endometriose são: cólica menstrual, dor durante a relação sexual, infertilidade, dor ao evacuar e dor pélvica crônica. De acordo com o ginecologista Alexandre Brandão, quando o quadro é muito “florido”, ou seja, apresenta todos esses sintomas, o diagnóstico é mais difícil. 

“O grande problema no atraso do diagnóstico é quando as pessoas e os médicos consideram que a cólica menstrual é normal, não valorizam a queixa desse sintoma. Quando a cólica menstrual é incapacitante, tem que ser investigada a endometriose. Então, a grande dificuldade no diagnóstico em questão, mais do que a possibilidade de confusão com outras doenças, é o fato de, em muitos casos, não ser valorizado o principal sintoma, que é a cólica menstrual”, explica o médico. 

Situações em que a endometriose pode ser confundida com outra doença


Mesmo assim, o especialista cita algumas situações em que os sintomas podem, de fato, gerar confusão no diagnóstico, como, por exemplo, quando a paciente com endometriose não apresenta muita cólica e
sofre com sintomas intestinais (dor ao evacuar, constipação, sangue nas fezes). Nesta situação, aumenta o risco de confusão da endometriose com outras doenças de origem intestinal. 

“A dor pélvica crônica também pode gerar confusão, especialmente quando piora após a prática de atividades físicas. Neste caso, pode-se acreditar que a paciente sofre com algum problema ortopédico/articular. Também é comum a paciente com endometriose sentir dor ao urinar, o que pode fazer com que se pense que ela sofre com infecção de urina. Essa dor urinária, muitas vezes, aparece durante o período da menstruação”, informa o profissional.

Principais medidas de tratamento


Para evitar todos esses riscos de confusão, é fundamental garantir um diagnóstico correto, com um médico de confiança e competente capaz de fazer uma investigação profunda e cuidadosa, respeitando todos os sintomas relatados. Quando a endometriose é confirmada, o tratamento deverá ser medicamentoso
e, em casos mais graves, cirúrgico

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A endometriose pode ser confundida com outra doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.