AchèAchè
    search
    Título

    O que é a endometriose intestinal?

    Dores no corpo

    Por

    A endometriose é uma doença que afeta exclusivamente as mulheres e que se caracteriza, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Com o problema, este tecido, que é a camada que reveste o interior do útero, pode ser encontrado em vários locais, como na bexiga, nos ovários e até no intestino. Neste último caso, a doença é chamada de endometriose intestinal.

    Endometriose intestinal causa dor na região abdominal


    As
    fortes dores típicas da endometriose também estão presentes quando os focos da doença estão localizados no intestino. Segundo a ginecologista Cláudia Navarro, a mulher pode sentir dor abdominal e dor ao evacuar, principalmente durante a menstruação. Em casos graves, a endometriose intestinal pode provocar obstrução intestinal e se houver perfuração das alças pode ocorrer infecção generalizada.

    A médica também alerta para o risco de infertilidade causado por esse tipo da doença. “Além da evolução dos sintomas, que podem ser desde uma dor aguda até sangramento ao evacuar, a endometriose intestinal também pode estar associada a aderências pélvicas que podem levar à infertilidade”, destaca a especialista.

    Como é o tratamento da endometriose intestinal?


    O tratamento da endometriose intestinal não difere muito dos outros tipos da doença. “Os tratamentos podem ser divididos em cirúrgicos ou medicamentosos. Anti-inflamatórios e analgésicos podem ser administrados, porém, eles apenas aliviam os sintomas, não tratam a doença em si”, explica Dra. Cláudia.

    Já o tratamento cirúrgico é feito para retirar as lesões causadas pela doença. No entanto, sua realização dependerá, principalmente, da forma de apresentação da doença e dos sintomas da paciente. De acordo com a profissional, no caso da endometriose intestinal, o tratamento costuma ser cirúrgico e, durante o procedimento, geralmente é necessária a presença de um coloproctologista.

    Dados da Febrasgo: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/126-endometriose-e-fiv

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes