O que é a endometriose intestinal?


  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença que afeta exclusivamente as mulheres e que se caracteriza, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Com o problema, este tecido, que é a camada que reveste o interior do útero, pode ser encontrado em vários locais, como na bexiga, nos ovários e até no intestino. Neste último caso, a doença é chamada de endometriose intestinal.

Endometriose intestinal causa dor na região abdominal


As
fortes dores típicas da endometriose também estão presentes quando os focos da doença estão localizados no intestino. Segundo a ginecologista Cláudia Navarro, a mulher pode sentir dor abdominal e dor ao evacuar, principalmente durante a menstruação. Em casos graves, a endometriose intestinal pode provocar obstrução intestinal e se houver perfuração das alças pode ocorrer infecção generalizada.

A médica também alerta para o risco de infertilidade causado por esse tipo da doença. “Além da evolução dos sintomas, que podem ser desde uma dor aguda até sangramento ao evacuar, a endometriose intestinal também pode estar associada a aderências pélvicas que podem levar à infertilidade”, destaca a especialista.

Como é o tratamento da endometriose intestinal?


O tratamento da endometriose intestinal não difere muito dos outros tipos da doença. “Os tratamentos podem ser divididos em cirúrgicos ou medicamentosos. Anti-inflamatórios e analgésicos podem ser administrados, porém, eles apenas aliviam os sintomas, não tratam a doença em si”, explica Dra. Cláudia.

Já o tratamento cirúrgico é feito para retirar as lesões causadas pela doença. No entanto, sua realização dependerá, principalmente, da forma de apresentação da doença e dos sintomas da paciente. De acordo com a profissional, no caso da endometriose intestinal, o tratamento costuma ser cirúrgico e, durante o procedimento, geralmente é necessária a presença de um coloproctologista.

Dados da Febrasgo: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/126-endometriose-e-fiv

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cláudia Navarro

Dra. Cláudia Navarro

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 21198 / MG

TAGS
dores-no-corpo
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é a endometriose intestinal?"

Viviane Alves dos Santos

Quais exames fazer para diagnosticar a endometriose intestinal e a do ultero

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Viviane. Para a indicação dos exames e tratamento adequado é necessário buscar atendimento com um ginecologista. Diante de uma consulta presencial você será orientada de forma completa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.