Endometriose: cólicas muito fortes podem causar desmaios nas pacientes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Endometriose: cólicas muito fortes podem causar desmaios nas pacientes?

O crescimento anormal do endométrio, tecido que compõe a parede interna do útero, caracteriza uma doença chamada endometriose. Durante o ciclo menstrual, quando a fecundação não acontece, parte do endométrio é eliminada. No entanto, nos casos da doença, as células do tecido voltam a se multiplicar e chegam a outros órgãos, como a bexiga e os ovários, podendo provocar cólicas muito fortes e, consequentemente, até desmaios.

Mulheres com endometriose podem ter dores muito fortes


“Algumas mulheres podem se sentir realmente muito mal e acabar desmaiando. Em determinados momentos, pode ser necessária uma internação hospitalar para
aliviar essa dor com analgésicos potentes“, afirma o ginecologista e obstetra João Luiz Scaff. A mulher pode sentir dor ao urinar, evacuar, durante o ciclo menstrual e até nas relações sexuais.

A principal característica da dor da endometriose é sua cronicidade, com piora progressiva. “Porém, a dor é um sintoma subjetivo e cada mulher tem o seu limite. Na minha experiência, esse tratamento da dor, na maioria das vezes, apenas alivia a intensidade do sintoma, mas não o elimina totalmente”, destaca o profissional.

Como é feito o tratamento da endometriose?


Antes de iniciar o tratamento, o médico solicitará exames para fazer o diagnóstico. Quando a doença for confirmada, é importante
começar o tratamento rapidamente, seja clinicamente ou com cirurgia. “Poderemos controlar a endometriose leve com hormônios tipo progesteronas, anticoncepcionais e anti-inflamatórios“, conta Scaff.

Durante o acompanhamento, o ginecologista deverá decidir se a cirurgia será recomendada. “Estudos já comprovaram que adolescentes com melhora dos sintomas e sem um diagnóstico preciso de imagem poderão, no futuro, ter um avanço mais agressivo da doença”, diz o especialista. A cirurgia mais indicada é a videolaparoscopia.

Dr. João Luiz Scaff é ginecologista e obstetra, graduado pela Faculdade de Medicina de Campos e atua em São Paulo. CRM-SP: 60053 – facebook.com/drjoaoluizscaff

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Endometriose: cólicas muito fortes podem causar desmaios nas pacientes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.