Endometriose: cólicas muito fortes podem causar desmaios nas pacientes?


  • +A
  • -A

O crescimento do endométrio (tecido que compõe a parede interna do útero) fora da cavidade uterina, caracteriza uma doença chamada endometriose. Durante o ciclo menstrual, quando a fecundação não acontece, parte do endométrio é eliminada na forma de menstruação. No entanto, nos casos da doença, as células do tecido endometrial fora da cavidade uterina também sangram,  podendo provocar cólicas muito fortes e, consequentemente, até desmaios.

Mulheres com endometriose podem ter dores muito fortes


“Algumas mulheres podem se sentir realmente muito mal e acabar desmaiando. Em determinados momentos, pode ser necessária uma internação hospitalar para
aliviar essa dor com analgésicos potentes“, afirma o ginecologista e obstetra João Luiz Scaff. A mulher pode sentir dor ao urinar, evacuar, durante o ciclo menstrual e até nas relações sexuais.

A principal característica da dor da endometriose é sua cronicidade, com piora progressiva. “Porém, a dor é um sintoma subjetivo e cada mulher tem o seu limite. Na minha experiência, esse tratamento da dor, na maioria das vezes, apenas alivia a intensidade do sintoma, mas não o elimina totalmente”, destaca o profissional.

Como é feito o tratamento da endometriose?


Antes de iniciar o tratamento, o médico solicitará exames para fazer o diagnóstico. Quando a doença for confirmada, é importante
começar o tratamento rapidamente, seja clinicamente ou com cirurgia. “Podemos controlar a endometriose leve com anti-inflamatórios e hormônios, como  anticoncepcionais e progesteronas”, conta Scaff.

Durante o acompanhamento, o ginecologista deverá decidir se a cirurgia será recomendada. “Estudos já comprovaram que adolescentes com melhora dos sintomas e sem um diagnóstico preciso de imagem poderão, no futuro, ter um avanço da doença”, diz o especialista. A cirurgia mais indicada é a videolaparoscopia.

Dr. João Luiz Scaff é ginecologista e obstetra, graduado pela Faculdade de Medicina de Campos e atua em São Paulo. CRM-SP: 60053 – facebook.com/drjoaoluizscaff

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dores-no-corpo
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Endometriose: cólicas muito fortes podem causar desmaios nas pacientes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.