É possível prevenir a endometriose?

  • +A
  • -A

A endometriose consiste no desenvolvimento do tecido que normalmente reveste a parte interna do útero (endométrio) fora deste espaço. Tal fenômeno gera desconforto importante para a paciente, desconforto este que se manterá constante, caso não seja adotado nenhum tipo de tratamento. Mas será que é possível evitar o problema antes dos sintomas se manifestarem?

Fatores de risco da endometriose


De acordo com o ginecologista Alexandre Brandão Sé, não é possível prevenir a endometriose. “Não existem formas de prevenção da endometriose. Caso a paciente apresente os sintomas, apenas com o tratamento adequado será possível controlá-los”, afirma o médico.
Mesmo assim, existem fatores de risco que aumentam as chances de uma mulher ter a doença. 

Dentre esses fatores de risco, pode-se destacar: ter parentes próximas que já tiveram a doença (histórico familiar/genética), nunca ter engravidado, condições de saúde que impedem que o fluxo menstrual seja expelido naturalmente pelo organismo e nunca ter usado contraceptivo oral (pílula). Alguns fatores de comportamento, como estresse e tabagismo, também podem influenciar o quadro, mas são secundários.

Principais medidas de tratamento


Após o diagnóstico de endometriose, a paciente será orientado pelo especialista a iniciar o tratamento, o qual tem como pilar o
uso de medicamentos à base de hormônios. Podem ser prescritos anticoncepcionais orais, DIU de progesterona e implantes subcutâneos, por exemplo. A escolha do método dependerá da avaliação do médico, de acordo com as características e intensidade do quadro.

Nos casos em que os sintomas e o desconforto sentidos pela paciente são mais graves que o normal, pode ser indicado o tratamento cirúrgico. Neste, o médico especialista remove os focos de endometriose durante uma cirurgia denominada laparoscopia (procedimento minimamente invasivo realizado sob efeito de anestesia). 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível prevenir a endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.