Quais são as dores nas articulações que mais prejudicam a vida das pessoas?


  • +A
  • -A

As dores nas articulações podem gerar grande impacto na qualidade de vida das pessoas. Para a reumatologista Fernanda Calil, as dores que ganham destaque neste aspecto são aquelas de caráter crônico, que são prolongadas e de difícil controle, chegando a provocar limitações nos movimentos da articulação atingida e, consequentemente, restringindo a locomoção do corpo.

Dor nas articulações é um dos sintomas da osteoartrite


As principais causas para o surgimento dessas dores articulares crônicas são doenças como fibromialgia, lúpus, esclerose sistêmica e
osteoartrite, que provoca o desgaste da cartilagem que protege a articulação. No entanto, até mesmo distúrbios metabólicos, como alterações da tireoide, e doenças psiquiátricas, como a ansiedade e a depressão, podem gerar dor em uma articulação.

Existem ainda problemas que podem provocar dores agudas nas articulações, mas que também atrapalham bastante a qualidade de vida. É o caso de entorses, bursites, tendinites, fraturas, distensões, encurtamentos da musculatura, atrofias e dores que surgem depois de procedimentos cirúrgicos invasivos. Para aliviá-las ou eliminá-las, é importante procurar ajuda médica. “O primeiro passo para alívio da dor é definir sua causa para realizar um tratamento eficaz”, diz Fernanda.

Tratamento da dor articular deve associar diversas medidas


Segundo a reumatologista Thaysa Simões, o tratamento dessas doenças precisa ser um conjunto de ações bem planejadas. “A origem da dor quase sempre é multifatorial, resultando de uma interação complexa de diversos fatores que precisam ser identificados, interpretados e combatidos”, afirma a profissional. O uso de analgésicos e medicamentos modificadores de doença é uma das possíveis abordagens.

“As principais medidas são fisioterapia, terapia ocupacional e reabilitação física associadas a diversas técnicas, como acupuntura, agulhamento, massagem e liberação de pontos miofasciais, e uso de dispositivos quando indicados, como órteses, próteses, bengalas e andadores”, aponta a especialista. O controle do peso, atividade física regular e dieta equilibrada também são medidas importantes.

Dra. Fernanda Calil é reumatologista, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atende em Belo Horizonte e Betim. CRM-MG: 47505

Dra Thaysa Simões Paixão Passalini é reumatologista, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e atende em São Paulo. CRM-SP: 158673

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Quais são as dores nas articulações que mais prejudicam a vida das pessoas?"

Tereza cristina gama

As dores de mdmbros inferiores sao as piores, me imcapacitam de andar, ate dormir

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tereza, verifique com seu médico de que forma você pode aliviar as dores. Melhoras.

Gerson

favor enviar o contato dra Thaysa Passalini obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gerson, segue o contato http://clinicarefort.com.br/
Abraços.

Claudia

É uma vdd ter cuidados com os ossos pode não curar mas melhora muito a qualidade de vida.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.