AchèAchè
    search
    Título

    Por que a dor nas costas é uma queixa comum de jogadores de tênis?

    Uncategorized

    Por

    Consultórios médicos ao redor do mundo estão repletos de pessoas com reclamações de dores nas costas. O sintoma pode ser leve e passageiro, mas também pode ser tão intenso que impossibilita a movimentação do corpo. Há vários motivos para o surgimento, mas algumas profissões e práticas esportivas facilitam o surgimento do problema.

    Movimentos repetitivos do tênis podem causar dores nas costas


    “A dor lombar é um dos problemas mais frequentes na população geral, mas no caso dos tenistas, a dor nas costas, geralmente lombar, ocorre pelos movimentos repetitivos de rotação do tronco”, afirma o ortopedista e especialista em Medicina Esportiva Roberto Ranzini. Os jogadores de tênis não são estão sozinhos, já que qualquer exercício praticado da maneira errada pode gerar o incômodo.

    Na maioria dos casos, a dor é leve e tende a sumir em alguns dias ou semanas. O ideal é que os esportistas diminuam o ritmo de treinamento até que o sintoma desapareça. Mas, diante de dores fortes, capazes de causar fraqueza nas pernas e impedir movimentos simples do corpo, como levantar da cama, é preciso interromper momentaneamente a prática esportiva e procurar um ortopedista.

    Exercícios de fortalecimento dos músculos diminuem dor nas costas


    Segundo o médico, existem medidas e tratamentos que podem ajudar a diminuir e eliminar a dor nos jogadores: “É possível por meio de exercícios específicos de fortalecimento e alongamento de toda a musculatura do tronco. Além destes, alguns exercícios funcionais melhoram o gesto esportivo e, consequentemente, diminuem os problemas causados pelo tênis”.

    Em alguns casos, um especialista pode prescrever o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor, que pode evoluir para um problema mais sério se não for cuidada. “Os problemas de coluna lombar podem piorar se não tratados adequadamente, levando a ocorrência de hérnias discais, protrusões e osteoartrose”, alerta Ranzini.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes