Dor nas costas: quais são as causas mais comuns desse problema?


  • +A
  • -A

A dor nas costas é uma queixa comum no dia a dia das pessoas. As causas, no entanto, acabam passando batidas por causa da correria da rotina de muitas delas. Afinal, como saber se nossa postura está correta para evitar esse problema chato?

Carregar peso em excesso, problemas de coluna (ex: hérnia de disco), excesso de atividade física e qualquer tipo de movimento que resulte em contratura muscular também causam dor nas costas. Além disso, problemas de outras ordens, como pedra nos rins e pneumonia podem provocar esse mesmo incômodo.

Tratamento da dor na coluna: dormir bem e manter a forma são medidas importantes


“As principais funções da coluna são: manter o suporte do peso do corpo; proteger a medula espinhal e os nervos espinhais; promover maior flexibilidade ao corpo; e, como papel fundamental, ajudar na locomoção e preservação da postura. Para que tudo isso seja preservado, eu recomendo sempre a prevenção, ou seja,
procurar manter a forma, evitar o excesso de peso e ter uma boa noite de sono”, diz a fisioterapeuta Rose Wanderley.

Sendo assim, é necessário a realização de atividades físicas e fisioterapêuticas, como pilates, musculação, RPG e exercícios de alongamento, com o acompanhamento de profissionais qualificados para avaliação e orientação do tratamento adequado a cada idade. “Dessa forma, evita-se a possibilidade de ocorrer algum tipo de lesão. Porém, um exercício físico feito de maneira inadequada pode provocar uma série de complicações na coluna”, ressalta.

Dor nas costas pode indicar quadros mais sérios


Vale destacar que a dor nas costas pode evoluir para um quadro grave em algumas situações. Quando há persistência da dor por tempo prolongado, mesmo com o uso de medicamentos e repouso, é importante procurar um médico para uma avaliação minuciosa e exame clínico. “Nesses casos mais graves a dor na coluna é seguida por outros sinais e sintomas clínicos, tais como formigamentos e dormências nos membros superiores e inferiores”, alerta Rose.

Rose Wanderley é fisioterapeuta formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR). Crefito: 95404-F

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor nas costas: quais são as causas mais comuns desse problema?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.