Dor na coluna: Confira algumas dicas para melhorar a postura no dia a dia e diminuir o risco de problemas


  • +A
  • -A

Conseguir manter a postura correta no dia a dia é algo bem difícil para muitas pessoas. Trabalhar durante horas sentado em uma cadeira, por exemplo, com estresse e cansaço envolvidos, e não vacilar a postura é quase impossível. Mesmo assim, isso pode acarretar não só em dores à coluna, mas também em problemas sérios região, como enfraquecimento dos músculos dorsais e hérnia de disco.

 

Atividade física e controle do peso são importantes para evitar problemas na coluna

 


Portanto, é essencial buscar executar os mais diversos movimentos normalmente realizados no cotidiano da maneira recomendada pelos especialistas. Além disso, o ortopedista Celso Cruz destaca o
controle do peso corporal e a prática regular de atividades físicas como medidas importantes na prevenção dos problemas osteo-articulares e, em especial, da coluna.

“O homem moderno convive com problemas de coluna desde sempre. As curvas fisiológicas da coluna são submetidas a estresse mecânico em diversas atividades do dia a dia. Muitas vezes não nos damos conta de que agredimos a nossa coluna em atividades rotineiras, como levantar da cama, agachar para amarrar o tênis ou carregar alguma coisa”. Quando há dor ou importante limitação da mobilidade, se faz necessário uma avaliação médica especializada”.

 

Cuidados com a coluna no dia a dia

 


De acordo com o médico,
os cuidados com a coluna devem se iniciar logo que o dia começa, ao se levantar da cama. “O ideal é que a pessoa mude da posição deitada para sentada lateralmente, com auxílio dos braços, e, em seguida, levante-se. Ao se vestir, recomenda-se que ela vista as meias e calce os sapatos sentada, trazendo os pés de encontro ao assento e não movimentando a coluna”.

O ortopedista também chama atenção para o movimento de se abaixar para pegar ou carregar alguma coisa que está no chão. “Recomenda-se que a pessoa flexione os joelhos e não a coluna. Outro exemplo: ao entrar e sair do carro, é importante girar o corpo e sentar-se ou levantar-se do banco olhando para a lateral. Todas estas medidas com certeza vão ajudar a evitar que a coluna seja agredida com postura e movimentos inadequados”, conclui.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Celso Cruz

Dr. Celso Cruz

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 72883 / SP

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Dor na coluna: Confira algumas dicas para melhorar a postura no dia a dia e diminuir o risco de problemas"

lylian korkes

Estou usando uma cinta ortopédica para a coluna e me sinto melhor mas quero saber se posso usar sempre, ou apenas algumas semanas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lylian, o ideal é que você siga as recomendações do seu médico. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.