Dor de garganta: ficar em repouso é necessário?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Tânia Karina Galindo Falcão Gomes
- +A
- -A
Quando a dor de garganta aparece em quadros infecciosos, normalmente vem acompanhada de outros sintomas, como febre, prostração e sensação de fraqueza. Por conta destes últimos sintomas citados, o repouso do corpo se faz de fato necessário, mas não por conta da dor de garganta, especificamente.
Cuidados com a voz e repouso são importantes para a recuperação
Todavia, também é preciso adotar cuidados relacionado à dor de garganta, para amenizar o desconforto. Evitar usar ou elevar a voz pode ser interessante para que o incômodo local não piore. “Pede-se ao paciente para falar somente o necessário para evitar aumento da dor e retardo da sua recuperação”, afirma a otorrinolaringologista Tânia Karina Falcão.
Conforme aponta a médica, a orientação de repouso para pacientes com dor de garganta dependerá do seu estado geral. “Quando o paciente está mais comprometido no que diz respeito à doença que enfrenta, o repouso é sempre indicado para que seu organismo se recupere de forma mais rápida e adequada”.
Sinais que normalmente aparecem junto da dor de garganta
Nos casos de dor de garganta de causa infecciosa, aparecem sinais locais como dor, vermelhidão, inchaço, dificuldade para engolir, úlceras, placas brancas, amarelas ou cinzas, que geralmente vêm acompanhados de sintomas sistêmicos como febre, dor no corpo, fraqueza, dor de cabeça, náuseas, falta de apetite, vômitos.
“A tendência é que essa série de sintomas associados resulte em uma queda do estado geral do paciente”, afirma a otorrinolaringologista. Ela aponta também os sinais que costumam surgir com a dor de garganta de causa não infecciosa. “Neste caso, aparecem apenas sintomas locais mais leves, como dor, inchaço, vermelhidão e incômodo para engolir”.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Tânia Karina Galindo Falcão Gomes
Otorrinolaringologia
CRM: 37820 / RS
- 2 comentários para "Dor de garganta: ficar em repouso é necessário?"
-
Alisson Marques
Faz quase duas semanas que eu estou com a garganta inflada, já gastei horrores de dinhero com remédio e nada resolve. Não consigo nem falta direito, nem beber água muito menos comer… Faz três dias que comecei um tratamento com remédios e ele ate que alivia as dores,as sempre quando eu tomo o remédio no fim da tarde ele não faz efeito e fico com a garganta doendo muito. Acho que deve ser um câncer na garganta ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Alisson. Para auxiliar, a infectologista Dra. Naihma Salum Fontana, dar algumas dicas, como “o composto de duas colheres de mel enriquecido com cinco gotas de própolis e o chá de gengibre com canela”. Torcemos para que tenha melhora, e indicamos que siga as orientações do médico, não deixe de consulta-lo antes de tomar uma decisão e para esclarecimentos mais apurados. Até a próxima.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.