A dor de cabeça pode ser sinal de uma doença grave?


  • +A
  • -A
Imagem do post A dor de cabeça pode ser sinal de uma doença grave?

Dor de cabeça é o nome mais frequentemente utilizado para se referir à cefaleia, sintoma caracterizado por dores que atingem a região da cabeça. Um dos maiores motivos de procura por atendimento médico, a dor é um sinal do próprio organismo indicando que há um problema a ser resolvido. Ela pode atingir apenas um ou os dois lados da cabeça e variar de intensidade, dependendo do indivíduo afetado e da causa.

AVC e tumor podem causar dor de cabeça


A dor de cabeça pode surgir como resultado de estresse, gripes, sinusites, dores de dente e desidratação. Até mesmo a ressaca e o consumo de alguns alimentos, como café e chocolate, pode gerar dor de cabeça. No entanto, também pode ser um sintoma de problemas mais graves, como AVC, glaucoma, meningite, aneurisma, tumor cerebral, trombose venosa cerebral e até ataques de pânico.

Não são todas as dores de cabeça que indicam a presença de uma doença grave. Portanto, fique atento: “Dor de cabeça forte e inédita, persistente e de piora progressiva, associada a desmaio, crise convulsiva, alteração de comportamento e memória e de sonolência excessiva são indicativos de problemas graves”, afirma o neurologista Daniel Silva de Azevedo.

Dor de cabeça acompanhada de confusão mental deve ser investigada


Quem sentiu a primeira dor de cabeça depois de atingir os 55 anos de idade também deve ficar desconfiado. A mesma regra vale para pessoas que perceberam que o sintoma surgiu acompanhado de fraqueza ou dormência em algum lado do corpo, comprometimento da visão, dificuldade para falar, confusão mental, febre alta e náuseas.

Nestes casos, recorrer aos analgésicos ou outro tipo de remédio para dor de cabeça acaba não resolvendo o problema. “Tomar remédio pode apenas aliviar a dor. Estes sinais são indicativos de problemas graves e que podem levar à morte se não rapidamente diagnosticados e tratados”, alerta o médico. Um neurologista deve ser procurado assim que possível.

Dr. Daniel Silva de Azevedo é neurologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e atua no Hospital Israelita Albert Einstein. CRM-SP: 161294

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "A dor de cabeça pode ser sinal de uma doença grave?"

Marly

A tres anos, comecei com um pulsacao no topo da cabeca, sem dor, ja consultei varios medicos de todas as areas, pedem exames dao remedios , nada acontece, a pulsacao continua. Pode dar-me uma LUZGrato

Valmir

Minha namorada trabalha em speriodo noturno e não consegue dormir bem…sente dor de cabecas e esta ultima teve a gengiva inchado isso pode ser o que meu amigo?

Jussara

Eu sinto fortes dores de cabeça todos os dias e também transtorno de personalidade. Isso pode ser uma doença?

gabriel

estou sentindo essa pulsação na cabeça sem ser dor tipo uma queimação o q pode ser ?

Elaine

Estava com dor de cabeça a dois meses no meio da face.Ontem descobri que é Desvio de Cepto.

Cuidados Pela Vida

Oi Gabriel, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.