Dor de cabeça constante: o que fazer para lidar com o problema?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dor de cabeça constante: o que fazer para lidar com o problema?

A dor de cabeça constante, ou seja, dor de frequência diária ou quase diária, é chamada pela Neurologia de cefaleia crônica. Segundo o neurologista Daniel Silva de Azevedo, ao notar a presença do problema, o paciente deve procurar um especialista que possa fornecer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, já que cada tipo de cefaleia requer medidas específicas.

Outra atitude fundamental, segundo o médico, é acabar com o uso exagerado de medicamentos (saiba como eles atuam). “A primeira medida a ser tomada por quem tem dor de cabeça crônica, após o diagnóstico correto, é a retirada do abuso de analgésicos, que é perigoso para a saúde e tende a piorar o problema”, explica o profissional.

O que causa a dor de cabeça constante?


A dor de cabeça constante é uma síndrome que compreende quatro doenças principais: a enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania contínua e cefaleia nova diária. A dor de cabeça constante também pode ser secundária a doenças inflamatórias crônicas das estruturas da cabeça ou do pescoço, como uma sinusite crônica ou uma inflamação de uma das artérias da face.

Hábitos saudáveis aliviam e podem eliminar dor de cabeça constante


A adoção de medidas que visem uma vida mais saudável também é fundamental para aliviar a dor de cabeça crônica. “Não ficar longos períodos sem comer, não fumar, evitar o estresse, ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação saudável são medidas que melhoram e previnem quadros crônicos de dor de cabeça”, recomenda Azevedo.

Ao mesmo tempo, também é possível recorrer ao tratamento medicamentoso, particularmente, ao uso de medicações moduladoras da dor, como antidepressivos e anticonvulsivantes. De acordo com o neurologista, casos mais refratários também podem se beneficiar da aplicação da toxina botulínica e de sessões de acupuntura. Nos pacientes em que a dor é secundária a problemas da coluna cervical, são recomendadas correções posturais e fisioterapia analgésica.

Dr. Daniel Silva de Azevedo é neurologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (Unimontes) e atua no Hospital Israelita Albert Einstein. CRM-SP: 161294

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Dor de cabeça constante: o que fazer para lidar com o problema?"

Marcia

Tenho dor de cabeça todos os dias tenho alopsia na cabeça isso pode influenciar. Minha dor é mais na altura dos olhos. Me ajude

Cuidados Pela Vida

Oi Marcia, o mais indicado é que você passe em consulta com o médico especialista, assim ele poderá entender a causa para tratar o problema. Abraços.

Judite soares da silva

Tenho dor de cabeca constante.tonturas,enjoos,olhos ficam vermelhos como se tivem ciscos. espirros,sensacao de fraqueza me ajude a resolver esse problema?

Cuidados Pela Vida

Olá Judite, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Gloria lago

Sofro com dor de cabeça constante,já fiz tratamento quando era mais jovem que até melhorou,mas agora é sempre,ja foi constatada enxaqueca,que aumenta próximo ao período menstrual porque também fiz retirada do útero,não sei mais a quem recorrer,pesso ajuda por favor,muito obrigado.

Cuidados Pela Vida

Oi Gloria, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta para que o médico indique um tratamento para aliviar suas dores. Melhoras.

William

Desde os 9 anos sinto dores de cabeça diárias,fiz exames de vista, coluna,dentes, neurológico mapeamento e depois disso tudo,o diagnóstico foi; cefaléia migrânea e tratamento sintomático,sendo que com isso,uso analgésicos diariamente,as vezes,mais de uma vez por dia,estou com 30 anos,como posso pelo menos diminuir isso?

Cuidados Pela Vida

Oi William, a adoção de medidas que visem uma vida mais saudável também é fundamental para aliviar a dor de cabeça crônica. Também é possível recorrer ao tratamento medicamentoso, para isso é necessário que o médico faça uma prescrição; realize uma consulta. Abraços.

carolaine

ola estouba 3 semanas que estou com dor de cabeca frequente tomo remediio pasaa maas volta as veses mim da vontade de vomita ..

Cuidados Pela Vida

Oi Carolaine, o mais indicado é que você passe em consulta com o médico especialista, assim ele poderá entender a causa para tratar o problema. Abraços.

Quênia Soares Dutra

Tem dor de cabeça todo dia agora estou n suporto mais que especialista devo procurar?

Cuidados Pela Vida

Oi Quênia, você pode realizar uma consulta com o médico neurologista. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.