Dor de cabeça constante: o que fazer para lidar com o problema?

  • +A
  • -A

A dor de cabeça constante, ou seja, dor de frequência diária ou quase diária, é chamada pela Neurologia de cefaleia crônica. Segundo o neurologista Daniel Silva de Azevedo, ao notar a presença do problema, o paciente deve procurar um especialista que possa fornecer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, já que cada tipo de cefaleia requer medidas específicas.

Outra atitude fundamental, segundo o médico, é acabar com o uso exagerado de medicamentos (saiba como eles atuam). “A primeira medida a ser tomada por quem tem dor de cabeça crônica, após o diagnóstico correto, é a retirada do abuso de analgésicos, que é perigoso para a saúde e tende a piorar o problema”, explica o profissional.

O que causa a dor de cabeça constante?


A dor de cabeça constante é uma síndrome que compreende quatro doenças principais: a enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania contínua e cefaleia nova diária. A dor de cabeça constante também pode ser secundária a doenças inflamatórias crônicas das estruturas da cabeça ou do pescoço, como uma sinusite crônica ou uma inflamação de uma das artérias da face.

Hábitos saudáveis aliviam e podem eliminar dor de cabeça constante


A adoção de medidas que visem uma vida mais saudável também é fundamental para aliviar a dor de cabeça crônica. “Não ficar longos períodos sem comer, não fumar, evitar o estresse, ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação saudável são medidas que melhoram e previnem quadros crônicos de dor de cabeça”, recomenda Azevedo.

Ao mesmo tempo, também é possível recorrer ao tratamento medicamentoso, particularmente, ao uso de medicações moduladoras da dor, como antidepressivos e anticonvulsivantes. De acordo com o neurologista, casos mais refratários também podem se beneficiar da aplicação da toxina botulínica e de sessões de acupuntura. Nos pacientes em que a dor é secundária a problemas da coluna cervical, são recomendadas correções posturais e fisioterapia analgésica.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Daniel Silva de Azevedo

Dr. Daniel Silva de Azevedo

Neurologia

CRM: 161294 / SP

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

39 comentários para "Dor de cabeça constante: o que fazer para lidar com o problema?"

Marcia

Tenho dor de cabeça todos os dias tenho alopsia na cabeça isso pode influenciar. Minha dor é mais na altura dos olhos. Me ajude

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, o mais indicado é que você passe em consulta com o médico especialista, assim ele poderá entender a causa para tratar o problema. Abraços.

Judite soares da silva

Tenho dor de cabeca constante.tonturas,enjoos,olhos ficam vermelhos como se tivem ciscos. espirros,sensacao de fraqueza me ajude a resolver esse problema?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Judite, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Gloria lago

Sofro com dor de cabeça constante,já fiz tratamento quando era mais jovem que até melhorou,mas agora é sempre,ja foi constatada enxaqueca,que aumenta próximo ao período menstrual porque também fiz retirada do útero,não sei mais a quem recorrer,pesso ajuda por favor,muito obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gloria, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta para que o médico indique um tratamento para aliviar suas dores. Melhoras.

William

Desde os 9 anos sinto dores de cabeça diárias,fiz exames de vista, coluna,dentes, neurológico mapeamento e depois disso tudo,o diagnóstico foi; cefaléia migrânea e tratamento sintomático,sendo que com isso,uso analgésicos diariamente,as vezes,mais de uma vez por dia,estou com 30 anos,como posso pelo menos diminuir isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi William, a adoção de medidas que visem uma vida mais saudável também é fundamental para aliviar a dor de cabeça crônica. Também é possível recorrer ao tratamento medicamentoso, para isso é necessário que o médico faça uma prescrição; realize uma consulta. Abraços.

carolaine

ola estouba 3 semanas que estou com dor de cabeca frequente tomo remediio pasaa maas volta as veses mim da vontade de vomita ..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carolaine, o mais indicado é que você passe em consulta com o médico especialista, assim ele poderá entender a causa para tratar o problema. Abraços.

Quênia Soares Dutra

Tem dor de cabeça todo dia agora estou n suporto mais que especialista devo procurar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Quênia, você pode realizar uma consulta com o médico neurologista. Melhoras.

Maria da Conceição

OláTenho dores de cabeça diariamente ,muitas vezes bem fortes e sempre acompanhado de tremor mas mão, quando procuro um medico dizem e que normal que e simplesmente uma inchaqueca,na minha família tem caso de tumores cerebral, derrame e câncer de mama,espero que possam mim ajuda…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria da Conceição, realize uma consulta com o neurologista, para que ele solicite exames específicos que confirmem o diagnóstico, assim você poderá ficar mais tranquila ao seguir o tratamento prescrito. Abraços.

dibo

Tenho sinusite cronica e agora apareceu uma dor de cabeça constante e tmb tenho labirintite sera que essa dor e q tenho inflamação??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dibo, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

FRANCISCA

Olá gente, fui a vários médicos, vários exames, vários medicamentos. (8 anos de dores)Fui curada depois de ir a um médico chinês que trabalha com a medicina chinesa.Procurem a medicina chinesa é o eu recomendo.

ELIZA

SINTO DOR DE CABEÇA , E AO MESMO TEMPO UM CALOR TIPO FEBRIL SO NA PARTE DA CABEÇA O QUE PODE SER

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliza, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Pabline lorran

Oie tenho uma dor de cabeça enorme atrás da cabeca tomo vários tipos de remédio e nem alivia o que Fasso chego a passa aí irei ficar doida meu estômago embrulha muito ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Pabline, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Vera medinas

Tenho tido enxaquecas e dores de cabeca regulares sofro de depressao nao sei se tera a ver preciso de ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vera, marque uma consulta com o médico que te acompanha, e relate para ele esses sintomas, assim ele poderá indicar uma forma de minimizá-los. Melhoras.

Miguel frank

Tou com dores de cabeça costante e tambem dores no peito, uque faço para acabar com as dores?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Miguel, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Sandro

Ola,sinto dores de cabeça a 7 dias,a dor muda de lugar com o passar das horas,dói atrás da cabeça, em cima,dos lados e as vezes na testa, e raramente atinge os olhos,(nos meus olhos apareceu pequenas veias e um pouco vermelho em volta dos olhos). A noite quando eu vo dormir minha cabeça esquenta e sinto dores atrás da cabeça,quando acordo de manhã as vezes acordo com dor e as vezes não. (Acho que não tem relação, mais já antes dessas dores eu caçava tonto ao levantar rápido, ontem mesmo eu levantei rápido

Sandro

(Continuando comentário anterior)Quando eu fico de pé a dores reduzem e muitas vezes desaparecemMe ajudem por favor

Giovana

Estou com dor de cabeca diária, a mais de um mes,acordo, durmo, sempre com dor nao dói os olhos nem a face, uma dor absurda, ja fiz de td, não sei dizer qnd aumenta ou diminuí, sempre a dor persiste, fico com calafrios cabeça, dor ardida nda a ver com sinusite ou enxaqueca, nda passa. Pode me dar um parecer do que posso ter?!

Francilania

Oi boa noite simto muita dor de cabeça e a dor passa pro pesco parte da nuca e mais nas fontes o qui posso fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francilania, todo tratamento deve ser prescrito após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras.

Simone de sousa

Eu estou dor de cabeça cedo e atardizinhe e constante e enjoou de estômago o que pode ser a dor de cabeça dor nos olhos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Leonarda

Estou com dor de cabeça a quatro dias, e troca de lado na face, o que pode ser? Estou com dormencia só de um lado tambem

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leonarda, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Junior

Tenho muito problema de ansiedade e tensao nervosa ,sou bastante ansioso e estressado.Estou com for de cabeca ha 4 Dias.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Junior, marque uma consulta com o especialista para que ele possa te auxiliar no alívio dos sintomas. Abraços.

Maria Moraes

Tenho constante dor na cabeça ja fez todos oa exames mais não foi testado nada mais ainda não fui a Neurologista. Tenho enjou ja ate desmaei ja fiz examwa de vista udo óculos e nada passa tomo dorflex e doril quase todos os dias as vezes fica insoportavel.

Anabela Nóbrega

Sinto muita dor de cabeça nao sei se pode ser da escoloroso multipla ou Nao

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Anabela, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.