O que é uma distensão muscular? Como é o processo de recuperação?


  • +A
  • -A

A distensão muscular ocorre quando a fibra que forma o músculo sofre um estiramento que vai além da sua capacidade de se alongar. “Nesse momento, as fibras se rompem, podendo haver, inclusive, a formação de um hematoma, devido a lesão dos vasos sanguíneos locais”, explica o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

Tratamento da distensão muscular


Segundo o médico, nas primeiras horas após a lesão ocorre um processo inflamatório e contração do músculo lesionado. Por fim, ao longo de semanas o hematoma formado se transforma em um tecido cicatricial que mantém as fibras rompidas unidas novamente. Mesmo assim, é importante tratar adequadamente a região muscular comprometida para que a recuperação ocorra mais rapidamente.

O tratamento da distensão muscular pode ser feito com uso de medicamentos anti-inflamatórios (pomada ou comprimidos), sessões de fisioterapia, repouso da área afetada e uso de compressas frias ou com gelo. Recomenda-se aplicar as compressas de três a quatro vezes ao dia, durante, pelo menos, 48 horas.   

Sintomas e causas da distensão muscular


Geralmente os pacientes que sofrem distensão muscular reclamam de
dor abrupta que impede os movimentos. Ela pode vir acompanhada de um aumento no volume do músculo, calor local e manchas roxas na pele (isso nas fases mais tardias). “Um dos sintomas mais importantes é dor ao alongar o músculo lesionado”.

O estiramento de uma fibra muscular acima de sua capacidade de se alongar normalmente causa a distensão, mas existem outros fatores que tornam a fibra muscular mais suscetível à lesão. “Sedentarismo, ausência de aquecimento antes da prática esportiva, sobrecarga de treinos ou ausência de períodos de repouso adequados e falta de alongamento do grupo muscular contribuem para a ocorrência da distensão”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Manoel Fonseca Filho

Dr. João Manoel Fonseca Filho

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 131356 / SP

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é uma distensão muscular? Como é o processo de recuperação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.