O que fazer quando aparece a afta?


  • +A
  • -A

A afta é uma lesão aberta, dolorosa, de aspecto esbranquiçado, com bordas avermelhadas que pode aparecer na língua, no lábio interno, na bochecha, no céu da boca e, mais raramente, na região da garganta.

Normalmente ela desaparece espontaneamente entro de 10 a 14 dias, sem deixar cicatriz. Sua causa ainda é desconhecida, mas seu aparecimento é relacionado com o consumo de alimentos condimentados (ex. salsicha, linguiça, molho tomate) e de frutas ácidas/ cítricas (ex. maracujá, limão, laranja), estresse, mudanças hormonais na mulher, traumas mecânicos, queimaduras por alimentos ou bebidas, predisposição genética, refluxos estomacais, ansiedade, uso de alguns medicamentos e infecções.

Apesar de serem benignas, podem causar grande incômodo, pois doem muito, principalmente se estiverem em um local de muito movimento da boca, como ao falar e/ou mastigar.

O que fazer?

Primeiramente, deve-se ficar atento se os sintomas permanecerem por mais de 14 dias. Caso isto ocorra, deve-se procurar atendimento médico, para uma avaliação adequada e individualizada.

No entanto, existem alguns cuidados simples que podem ser realizados em casa, quando já se sabe que a ferida se trata de afta. Deve-se realizar uma higiene bucal adequada, usando enxaguante bucal sem álcool; manter uma alimentação menos ácida e mais saudável, para manter o sistema imunológico em níveis adequados, e; utilizar uma pomada ou creme analgésico específicos para o tratamento de aftas, prescrita pelo dentista ou médico.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que fazer quando aparece a afta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.