Como sofrer menos com as dores nas costas?

  • +A
  • -A

A dor nas costas, conhecida também como lombalgia afeta mais de 80% da população mundial em algum momento da vida.

Mais de 60% das pessoas que sofrem com dores nas costas acabam aceitando e convivendo com a dor e não procuram tratamento e, por isso, este mal tem impactado tanto na saúde da população.

O QUE PODE CAUSÁ-LA

Esta dor está relacionada a um conjunto de causas como, por exemplo, fatores sociodemográficos (idade, sexo, escolaridade e renda), estilo de vida (sedentarismo, tabagismo e má alimentação), estado geral de saúde e ocupação (trabalho que exige esforço físico intenso, realização de movimentos repetitivos, etc.).

Estudos recentes descrevem o sedentarismo como o maior causador das dores nas costas, ganhando até mesmo de pessoas que trabalham utilizando força física intensa diariamente, o que chama a atenção para a necessidade de ser mais ativo1.

COMO SOFRER MENOS COM AS DORES NAS COSTAS

O tratamento para reduzir as dores nas costas dependerá da causa e estado de saúde da pessoa, por isso, é importante não se acostumar com esta situação e buscar avaliação profissional desde os primeiros incômodos na região.

As opções para tratar este tipo de dor são muitas, mas as principais alternativas baseiam-se no uso de medicamentos, fisioterapia, realização de exercícios liberados e acompanhados por um profissional habilitado e acupuntura, por exemplo. A melhor opção para o tratamento será escolhida pela equipe de saúde, de acordo com as características pessoais de cada um.

Antes de procurar ajuda é importante identificar o padrão da dor e se é agravada por movimentação, ou determinada postura, por exemplo, pois estas informações ajudarão na escolha do diagnóstico.

Referências:

  • Paulo Roberto Carvalho do, Costa. Leonardo Oliveira Pena. Prevalência da dor lombar no Brasil: uma revisão sistemática [online] Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, vol. 31 nº6Jun/ 2015 p.:1141-1155. [acesso em 20/06/2017] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v31n6/0102-311X-csp-31-6-1141.pdf
  • Coluna: cartilha para pacientes [online] Sociedade Brasileira de Reumatologia. [acesso em 20/06/2017] Disponível em: http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha%20Coluna.pdf
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
dor-nas-costas
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como sofrer menos com as dores nas costas?"

Rosa Maria De Paula

Eu tenho muita dor na lombar, já fiz ondas curtas acupuntura agora estou fazendo hidroginástica mas não melhora, só mesmo tomando analgésicos mas passa o efeito volta a dor,O que eu faço? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosa Maria, é necessário consultar o médico especialista para que ele faça uma avaliação e assim indique o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.