Como pacientes que precisam ficar em repouso podem evitar o sedentarismo e as complicações das varizes?

  • +A
  • -A

Por mais que a prática de atividade física seja fundamental no tratamento das varizes, nem sempre é possível cumprir com essa exigência médica. Por exemplo, quando um paciente diagnosticado com varizes enfrenta alguma outra doença, lesão ou infecção que necessite de repouso absoluto, exercitar o corpo se torna uma tarefa difícil, abrindo caminho para o sedentarismo. Porém não impossível. Mesmo deitado dá para fazer movimentos leves que estimulam a circulação sanguínea.  

“O paciente com varizes que tiver que ficar em repouso absoluto deve fazer exercícios mesmo deitado. Uma indicação é realizar flexão dos pés, de 20 a 30 vezes por minuto. A ideia é repetir isso quantas vezes puder enquanto estiver acordado. Outra ação interessante para essa situação específica é elevar os pés em relação à superfície da cama em torno de 30 graus”, orienta o angiologista Ricardo Nobili.

Combate ao sedentarismo e papel primordial da panturrilha no sistema venoso


Conforme explica o especialista, a circulação venosa dos membros inferiores vem de baixo para cima, ou seja, contra a força de gravidade. Esta força natural, inclusive, já é considerada uma das causas de formação de varizes. Por conta dessa realidade, a
panturrilha é considerada o ‘segundo coração’, pois ela tem papel fundamental para bombear o fluxo sanguíneo no sentido do coração (para cima). 

“Porém, a panturrilha só conseguirá exercer plenamente sua função quando for estimulada, ou seja, quando andamos”, afirma o médico. Tendo em vista a grande importância da panturrilha nesse contexto, deve-se buscar exercícios que estimulem a panturrilha que possam ser realizados com o corpo em repouso, deitado ou sentado.O simples ato de esticar e depois puxar os pés para trás já ajuda a trabalhar levemente esta região. Qualquer coisa é melhor do que se entregar ao sedentarismo!

Outras medidas de tratamento contra varizes


Mesmo que o paciente com varizes em repouso faça o máximo possível para não ficar totalmente sedentário, ainda não estará se exercitando como deveria, então é muito importante que esteja em dia com as demais medidas do tratamento, mais do que nunca. O uso de medicamento específico para controlar o quadro, por exemplo, é crucial, assim como hábitos saudáveis de vida (
não fumar, não ingerir bebida alcoólica em excesso, se hidratar bastante, ter uma alimentação bem nutritiva, etc.). 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Nobili

Dr. Ricardo Nobili

Angiologia

CRM: 31788-7 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como pacientes que precisam ficar em repouso podem evitar o sedentarismo e as complicações das varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.