Mito ou verdade: comer alimentos ácidos pode causar aftas?


  • +A
  • -A

As aftas são feridas em forma de úlcera que surgem na boca, nos lábios e na gengiva e que, apesar de serem pequenas, podem provocar muita dor e incômodo. Existem diversas causas para seu surgimento, como traumas, mordidas e o consumo de alimentos ácidos.

Frutas como limão, laranja e abacaxi irritam machucado causado pelas aftas


“Todas as frutas cítricas, aliadas a outros componentes, podem levar ao aparecimento de aftas. Algumas pessoas manifestam aftas em reação alérgica a alguns alimentos, como glúten, canela, leite, café, chocolate, queijos, frutas cítricas e certos temperos”, explica o cirurgião dentista Johnathan Marcondes.

Entre as frutas cítricas, é possível citar o limão, a laranja, o kiwi e o abacaxi. O profissional lembra, no entanto, que as comidas ácidas não costumam ser a causa direta das aftas. O que elas fazem é irritar um machucado já existente na boca ao serem consumidas e levar à formação da ferida e ao surgimento dos sintomas típicos da afta.

Falta de ferro e de ácido fólico pode causar aftas


Se, por um lado, a alimentação pode ajudar a causar a afta, por outro, também pode auxiliar na prevenção. “A dieta desbalanceada pode causar déficit de nutrientes, como
vitaminas C e B12, zinco, fosfato, ácido fólico e ferro. Essa carência pode ser um dos fatores que provocam o aparecimento de aftas”, diz Johnathan. Por isso, é importante consultar um nutricionista com o objetivo de manter uma alimentação saudável e que contemple esses nutrientes.

Mudar algumas atitudes do dia a dia também é capaz de evitar a formação de aftas. Movimentos bruscos durante a escovação, por exemplo, são uma das principais causas das feridas e, assim como o estresse e a baixa imunidade, podem ser resolvidos. Entretanto, segundo o especialista, algumas pessoas têm predisposição genética às aftas e devem ficar atentos aos fatores de risco evitáveis.

Dr. Johnathan M. Marcondes é cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e proprietário da Clínica Top Dente. CRO-PA: 4456

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Mito ou verdade: comer alimentos ácidos pode causar aftas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.