AchèAchè
    search
    Título

    Mito ou verdade: comer alimentos ácidos pode causar aftas?

    Uncategorized

    Por

    As aftas são feridas em forma de úlcera que surgem na boca, nos lábios e na gengiva e que, apesar de serem pequenas, podem provocar muita dor e incômodo. Existem diversas causas para seu surgimento, como traumas, mordidas e o consumo de alimentos ácidos.

    Frutas como limão, laranja e abacaxi irritam machucado causado pelas aftas


    “Todas as frutas cítricas, aliadas a outros componentes, podem levar ao aparecimento de aftas. Algumas pessoas manifestam aftas em reação alérgica a alguns alimentos, como glúten, canela, leite, café, chocolate, queijos, frutas cítricas e certos temperos”, explica o cirurgião dentista Johnathan Marcondes.

    Entre as frutas cítricas, é possível citar o limão, a laranja, o kiwi e o abacaxi. O profissional lembra, no entanto, que as comidas ácidas não costumam ser a causa direta das aftas. O que elas fazem é irritar um machucado já existente na boca ao serem consumidas e levar à formação da ferida e ao surgimento dos sintomas típicos da afta.

    Falta de ferro e de ácido fólico pode causar aftas


    Se, por um lado, a alimentação pode ajudar a causar a afta, por outro, também pode auxiliar na prevenção. “A dieta desbalanceada pode causar déficit de nutrientes, como
    vitaminas C e B12, zinco, fosfato, ácido fólico e ferro. Essa carência pode ser um dos fatores que provocam o aparecimento de aftas”, diz Johnathan. Por isso, é importante consultar um nutricionista com o objetivo de manter uma alimentação saudável e que contemple esses nutrientes.
    Mudar algumas atitudes do dia a dia também é capaz de evitar a formação de aftas. Movimentos bruscos durante a escovação, por exemplo, são uma das principais causas das feridas e, assim como o estresse e a baixa imunidade, podem ser resolvidos. Entretanto, segundo o especialista, algumas pessoas têm predisposição genética às aftas e devem ficar atentos aos fatores de risco evitáveis.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes