Mito ou verdade: comer alimentos ácidos pode causar aftas?

  • +A
  • -A

As aftas são feridas em forma de úlcera que surgem na boca, nos lábios e na gengiva e que, apesar de serem pequenas, podem provocar muita dor e incômodo. Existem diversas causas para seu surgimento, como traumas, mordidas e o consumo de alimentos ácidos.

Frutas como limão, laranja e abacaxi irritam machucado causado pelas aftas


“Todas as frutas cítricas, aliadas a outros componentes, podem levar ao aparecimento de aftas. Algumas pessoas manifestam aftas em reação alérgica a alguns alimentos, como glúten, canela, leite, café, chocolate, queijos, frutas cítricas e certos temperos”, explica o cirurgião dentista Johnathan Marcondes.

Entre as frutas cítricas, é possível citar o limão, a laranja, o kiwi e o abacaxi. O profissional lembra, no entanto, que as comidas ácidas não costumam ser a causa direta das aftas. O que elas fazem é irritar um machucado já existente na boca ao serem consumidas e levar à formação da ferida e ao surgimento dos sintomas típicos da afta.

Falta de ferro e de ácido fólico pode causar aftas


Se, por um lado, a alimentação pode ajudar a causar a afta, por outro, também pode auxiliar na prevenção. “A dieta desbalanceada pode causar déficit de nutrientes, como
vitaminas C e B12, zinco, fosfato, ácido fólico e ferro. Essa carência pode ser um dos fatores que provocam o aparecimento de aftas”, diz Johnathan. Por isso, é importante consultar um nutricionista com o objetivo de manter uma alimentação saudável e que contemple esses nutrientes.

Mudar algumas atitudes do dia a dia também é capaz de evitar a formação de aftas. Movimentos bruscos durante a escovação, por exemplo, são uma das principais causas das feridas e, assim como o estresse e a baixa imunidade, podem ser resolvidos. Entretanto, segundo o especialista, algumas pessoas têm predisposição genética às aftas e devem ficar atentos aos fatores de risco evitáveis.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Johnathan M. Marcondes

Dr. Johnathan M. Marcondes

Cirurgia Plástica

CRM: 4456 / PA

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Mito ou verdade: comer alimentos ácidos pode causar aftas?"

creusa da siva mezzacapa

Estou ha dez dias com uma ferida no labio inferior, está inchado e vermelhão apos comer abacaxi muito bem descascado. Sera alergia? Pensei que fosse herpes mas o medico disse que é alergia a alguma coisa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Creusa. É importante seguir a orientação do seu médico, e seguir o tratamento conforme prescrito afim de amenizar os sintomas. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

Quando tomo algum suco de frutas acidas ou como algo com pimenta, sai feridas em meu saco o que seria isso? Como tratar?

Quando tomo suco de frutas acidas ou como algo com pimenta, sai feridas em meu saco. O que seria isso? Como tratar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá. Conforme o Dr. Johnathan M. Marcondes, o consumo de frutas cítricas juntamente com outros componentes, contribuem para o aparecimento de aftas, que residem na boca, lábios e gengiva. Mas referente a feridas no saco escrotal, pode ser de muitas origens, inclusive DSTs . Por este motivo é importante consultar-se com o médico, imediatamente, para poder verificar a origem e, para que seja possível que o doutor prescreva um tratamento. Até a próxima!

Luís Simões

Apareceu ferida no meu saco, fui no medico ele disse que era alergia a ácido cítrico, gostaria de saber se tem algum remédio sem ser por receita que posso comprar se ocorrer de novo esse problema

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luís. É importante que a indicação de quais medicamentos utilizar, venha de um especialista habilitado, pois através de uma consulta presencial, e com as devidas verificações, ele será capaz de fazer a indicação do produto que melhor atenda as suas necessidades. Estimamos melhoras!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.