Beber refrigerante pode piorar as úlceras estomacais? Por quê?

  • +A
  • -A

Úlceras estomacais são feridas que se desenvolvem na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado, causadas, principalmente, pela infecção da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). Para tratar o problema, é necessário apostar no uso de medicamentos, mas também é válido tomar outros cuidados, mais simples e complementares, no intuito de amenizar os sintomas.    

Refrigerante e úlceras estomacais


Deixar de beber refrigerantes ou, ao menos, diminuir significativamente o consumo, é um exemplo desses cuidados simples do dia a dia que podem ajudar no controle das úlceras estomacais. Como o problema
provoca dor importante nos pacientes, especialmente na região superior do abdômen, ingerir esse tipo de bebida só iria piorar o desconforto. 

“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a  produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Outros alimentos e bebidas perigosos para os pacientes


Além de evitar o consumo de refrigerante, o paciente
deve abrir mão de outras bebidas e alimentos que podem, da mesma forma, piorar os sintomas das úlceras estomacais. Portanto, é preciso se adequar a uma dieta específica, de forma regrada e consciente, para permitir que o tratamento transcorra da maneira menos incômoda possível. 

Outro item que influencia muito negativamente nas úlceras estomacais é o café e as demais bebidas que contém cafeína, como mate e chá preto, por exemplo. Sua acidez natural está associada às sensações de queimação e dor. Bebidas alcoólicas, assim como molhos e temperos fortes (curry, mostarda, pimenta, catchup) também são opções a serem evitadas.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Beber refrigerante pode piorar as úlceras estomacais? Por quê?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.