Atividade física: Saiba a importância do aquecimento para evitar contusões musculares sérias

  • +A
  • -A

O aquecimento é indicado antes da prática de atividades físicas com o intuito de preparar o corpo para a intensidade do exercício. Começar uma atividade desgastante partindo do repouso absoluto pode provocar lesões musculares de níveis variados. É necessário “ativar” previamente músculos, articulações, respiração e fluxo sanguíneo com trabalho leve ou moderado, para que a atividade em si não traga prejuízos.

“Não se deve começar uma atividade física partindo do repouso. Os músculos e articulações necessitam de um aquecimento para em seguida serem submetidos a um estresse maior. Quem já assistiu a uma partida de futebol ou observou qualquer atleta antes da sua prova, reparou que o aquecimento e alongamento fazem parte de todo o processo”, aponta o ortopedista Celso Cruz.

 

Efeitos do aquecimento no corpo

 


O aquecimento aumenta a frequência cardiorrespiratória e leva mais sangue para os músculos, permitindo que eles estejam preparados para uma atividade mais intensa. Com isso, a respiração fica mais ofegante e o coração bate mais rápido. Não é preciso um estímulo exaustivo para isso. Uma caminhada rápida de 10 minutos já é o suficiente.

Antes de começar uma corrida de rua, por exemplo, é interessante que o indivíduo caminhe por algum tempo e faça um pequeno trote antes de correr pra valer. Este aquecimento vai tirar os músculos da posição de repouso, aumentar a sua vascularização e permitir uma maior e melhor contratilidade das fibras, evitando possíveis lesões. No inverno ou em dias muito frios, estas recomendações são mais importante ainda”.

 

Exercícios e aquecimento são recomendados para todas as idades

 


Segundo o especialista, a prática de atividades físicas tem idade pra começar mas não para acabar. Crianças e adolescentes em fase de crescimento já devem realizá-las, mas apenas em nível recreativo. “Mesmo os problemas de saúde considerados mais graves não são uma proibição para a prática de algumas atividades, após avaliação médica especializada. Para que a experiência seja melhor em todas as idades, é recomendado sempre
não apenas o aquecimento muscular, mas também o alongamento”, completa Cruz.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Celso Cruz

Dr. Celso Cruz

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 72883 / SP

TAGS
atividade-fisica
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Atividade física: Saiba a importância do aquecimento para evitar contusões musculares sérias"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.