Analgésicos podem ajudar a reduzir a dor causada por enxaquecas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Analgésicos podem ajudar a reduzir a dor causada por enxaquecas?

Analgésicos são medicamentos capazes de reduzir dores em geral, tanto as de cabeça, como as enxaquecas, como as musculares. Existem diversos tipos de analgésicos e a reação de cada um deles no organismos das pessoas pode variar. Portanto, um determinado remédio pode funcionar melhor para você no combate à dor de cabeça do que para outro indivíduo.

Analgésicos podem sim ajudar a reduzir a dor causada por enxaquecas, mas é preciso ficar atento quanto ao uso em excesso dos medicamentos. Quando tomados de vez em quando, nos momentos certos, os analgésicos cumprem bem o seu papel, mas ao serem tomados com frequência, podem ter o efeito contrário”, alerta o neurologista Shigueo Yonekura. Por isso, é muito importante procurar um médico antes de tomar qualquer medicamento.

 

Entendendo as enxaquecas

 


O médico explica que a dor causada pela enxaqueca ocorre pela atuação de neurotransmissores (substâncias responsáveis pela comunicação entre os neurônios do sistema nervoso). “
Alguns analgésicos atuam nestas moléculas, interrompendo esta transmissão de sinais e aliviando a dor. Para um tratamento mais eficiente, é importante checar os pontos que desencadeiam as crises, ou seja, os hábitos e fatores que provocam a dor, e procurar evitá-los”, afirma Yonekura.

Alguns fatores podem desencadear as enxaquecas. Hipersensibilidade à luz, má qualidade do sono, uso de anticoncepcional, deixar de se alimentar periodicamente, altos níveis de poluição, intolerância a odores, bruxismo e estresse são alguns exemplos citados pelo especialista. “Apesar disso, a enxaqueca não depende apenas desses fatores, já que sua origem está no sistema nervoso central”, completa.

 

Outros modos de controlar as enxaquecas além dos analgésicos

 


Além dos analgésicos, outros métodos podem ajudar a reduzir as enxaquecas, tais como manter hábitos saudáveis de vida e alimentação adequada. “
Entre as recomendações, estão o combate ao estresse, a prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento, além de evitar locais com ruídos e iluminados em excesso e não ficar muito tempo em frente à tela de computador”, recomenda.

 

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Analgésicos podem ajudar a reduzir a dor causada por enxaquecas?"

Marcelo

Eu tenho uma dor de cabeça localizada no lado esquerdo da cabeça.A dor é muito intensa e remédio nenhum corta essa dor.Ela doi fortemente por três dias consecutivos e depois para, isso ocorre duas ou três vezes ao mês.Eu já fiz exames e nada foi constatado.Eu preciso de ajuda….Por favor podem me ajudar?????

Cuidados Pela Vida

Olá Marcelo, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.