É verdade que remédios analgésicos dão sono?

  • +A
  • -A

Os analgésicos são medicações muito úteis para aliviar diversos tipos de dor, como dores de cabeça, nos músculos e cólica, além de serem utilizados também para diminuir a febre. A maior parte destes produtos não precisa de receita médica e pode ser consumida sem problemas, desde que em quantidades apropriadas. No entanto, é preciso conhecer alguns de seus possíveis efeitos colaterais, como alterações no sono.

 

Sono é um dos efeitos colaterais de alguns analgésicos

 


“Algumas pessoas são sensíveis aos efeitos secundários dos medicamentos e podem sofrer com excesso de sono. Alguns princípios ativos atuam no sistema nervoso central e diminuem os reflexos, causando sonolência”, afirma o neurologista Shigueo Yonekura. Apesar de aumentarem o sono, essas medicações não devem ser utilizadas para driblar a dificuldade de dormir, que deve ser tratada individualmente, com acompanhamento médico.

Por outro lado, alguns analgésicos contêm cafeína e outras substâncias estimulantes na composição química, podendo provocar agitação e insônia, especialmente se forem consumidos perto da hora de dormir. O uso crônico desses medicamentos é capaz de desregular o sono e deixar o paciente muito cansado, estressado e desatento.

 

Converse com o médico sobre o sono causado por um analgésico

 


A solução, segundo Yonekura, é fazer uso dos medicamentos em horários adequados e sempre seguir as orientações dadas pelo médico de sua confiança. Se o sono persistir, considere pedir para trocar a medicação. Mas, se o sono for exagerado, conte ao profissional para que ele possa analisar o caso e descobrir o que está por trás do sintoma.

Lembre-se que os analgésicos devem ser utilizados apenas durante algumas situações. Se o uso se tornar comum, é importante procurar auxílio. “Caso o padrão de uso se torne mais frequente, o paciente deve retornar ao profissional para que novas condutas sejam tomadas. Todos os remédios podem estar relacionados a efeitos colaterais”, completa a também neurologista Jerusa Smid.

 

 

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Jerusa Smid

Dra. Jerusa Smid

Neurologia

CRM: 100713 / SP

Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

TAGS
dores-no-corpo
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "É verdade que remédios analgésicos dão sono?"

Maria das neves costa

Eu sinto muito sonolencia e durmo bem tomo lipitor e meritor sera que e isso

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria das Neves, os pacientes cadastrados no medicamento Meritor possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Meritor. Abraços.

Keila

Me da sono apartir do momento que tomo remédio, paracetamol e um .e celergin e claro … Mas paracetamol até de gotas me dá sono.estranho o que será que leva a isso,tomo bem pouco mas dores de cabeça que a hora que ataca a dor essas ,dores são frequentes, como da na mandíbula, cólicas entre outros… por causa da dor de cabeça,e se tomo remédio da sono forte…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Keila, como afirma o neurologista Shigueo Yonekura: “Algumas pessoas são sensíveis aos efeitos secundários dos medicamentos e podem sofrer com excesso de sono. Alguns princípios ativos atuam no sistema nervoso central e diminuem os reflexos, causando sonolência”. O ideal é fazer uso dos medicamentos em horários adequados e sempre seguir as orientações dadas pelo médico de sua confiança. Abraços.

Ana Carolina

Ultimamente todo remédio q tomo esta me dando sono ,dipirona , amoxicilina, omeprazol n sei pq .. na hora q tomo já me dá leseira e tenho q deitar se não durmo em pé .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana. Você pode ser mais sensível aos efeitos secundários dos medicamentos e, por essa razão, sofrer com excesso de sono. Há princípios ativos que agem no sistema nervoso central e diminuem os reflexos, causando essa sonolência. Abraços!

Stephany

Toda vez que tomo dipirona me dá um sono terrível. Isso é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Stephany. É importante verificar os efeitos colaterais dos produtos, fazer uso dos medicamentos em horários adequados e sempre seguir as orientações dadas pelo médico de sua confiança é muito importante. Se o sono persistir, considere pedir para trocar a medicação. Abraços!

Wania

Se eu tomar qualquer remédio para dor, demora uns 20 minutos eu adormeço tipo apago, não consigo tomar remédio fora de casa porque escurece a minha vista e eu tenho que dormir.Isso é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Wania. De acordo com Dr. Daniel Silva de Azevedo, existe alguns analgésicos que agem diretamente no cérebro, e por conter algumas substâncias fortes, elas reduzem a atividade cerebral e causam sonolência. Mas não quer dizer que seja comum o excesso de sono, é necessário que retorne ao seu médico e informe a ele sobre a situação, pois ele fará uma avaliação, pra constatar se os sintomas são, exclusivamente do medicamento ou não, podendo ter outras raízes. A partir desta avaliação, ele poderá, se for o caso, alterar o tratamento. Desejamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.