O alongamento antes do exercício físico ajuda a prevenir lesões?


  • +A
  • -A
Imagem do post O alongamento antes do exercício físico ajuda a prevenir lesões?

Quem se dispõe a fazer atividades físicas sabe bem do risco de sofrer lesões e da necessidade de se evitar isso. Para muitos, o alongamento pré-treino é uma ótima medida preventiva. Contudo, de acordo com o ortopedista Guilherme Falótico, este tipo de alongamento não previne lesões.

Alongamento pós-treino ajuda na prevenção de lesões


“O alongamento estático antes da atividade física não é benéfico e não auxilia na prevenção de lesão. A melhor opção é o alongamento estático após a execução dos exercícios. Desta maneira, o ganho de flexibilidade muscular poderá auxiliar na prevenção das lesões em longo prazo”, explica.  

O médico afirma que o hiperalongamento das fibras musculares promove microlesões no momento de sua realização e que por esse motivo o alongamento prévio aos exercícios físicos pode ser prejudicial. Estudos apontam ainda que o músculo alongado tende a ficar enfraquecido por até 30 minutos após o alongamento, o que obviamente é ruim para o rendimento do treino.

Importância do aquecimento e da alimentação na prevenção de lesões


Diferentemente do alongamento, o aquecimento muscular prévio à atividade física auxilia na prevenção de lesões, pois aumenta o aporte de oxigênio nas fibras musculares. “Nesse contexto, exercícios dinâmicos de alongamento podem ser inseridos junto aos movimentos de aquecimento antes das atividades”.

Manter uma alimentação equilibrada e o sono em dia são outras maneiras de prevenir lesões em decorrência do desgaste de atividades físicas, visto que as duas coisas auxiliam na recuperação muscular pós-exercício. Uma dieta rica em carboidratos, principalmente, mas também com proteínas e gordura, é essencial.

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
dores-no-corpo
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O alongamento antes do exercício físico ajuda a prevenir lesões?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.