Existem alimentos que podem ajudar a aliviar a dor de dente?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existem alimentos que podem ajudar a aliviar a dor de dente?

Como a dor de dente pode ser resultado de diferentes causas, o tratamento específico de cada uma delas irá solucionar o quadro em questão, junto do incômodo. Todavia, existem cuidados gerais apenas para aliviar esse desconforto e a alimentação tem papel importante nesse sentido. Existem substâncias presentes nas refeições que aliviam ou ao menos impedem que a dor piore.   

“Há alimentos que podem ajudar a aliviar o incômodo da dor dente. O óleo do cravo-da-índia é um bom exemplo. Por possuir propriedades analgésicas e anti-bacterianas, ele ajuda a combater infecções e a aliviar a dor e a inflamação. Para utilizá-lo, deve-se colocar duas gotas do óleo diretamente no dente inflamado (pode ser com a ajuda de um cotonete), três vezes por dia”, informa o dentista Johnathan Marcondes.

Alimentos líquidos e frios devem ser preferidos em quadros de dor de dente


O especialista destaca também a combinação de chá de macela (propriedade calmante e anti-inflamatória) e própolis, que tem ação cicatrizante e antibacteriana. Ambos ajudam a aliviar a dor e limpar o local inflamado. “Deve-se adicionar cinco gotas de própolis para cada xícara de chá de macela, fazendo bochechos com a mistura duas vezes por dia”.

Outra recomendação do dentista é dar preferência a alimentos frios. Uma sopa batida no liquidificador e fria, uma gelatina sem açúcar, uma vitamina ou um iogurte natural, são boas opções. “Os alimentos frios e líquidos, por não exigirem muito da mastigação e não terem altas temperaturas, ajudam a aliviar a dor ou a não piorá-la. Portanto, alimentos quentes e duros, além de ácidos, devem ser evitados por quem está com dor de dente”.

Gelo e sal também podem ajudar na dor de dente


Também é válido apostar em gelo ou sal para amenizar o incômodo local. No caso do sal, a combinação com água morna para bochecho é interessante. “O sal funciona como agente para eliminar a infecção e a água morna irá drenar os fluidos desta infecção,
gerando um alívio no tecido inflamado”. Já o gelo reduz o fluxo sanguíneo na região, amenizando a dor e ajudando a desinchar. “Recomenda-se colocar uma bolsa de gelo no local dolorido por cerca de 15 minutos, três vezes ao dia”.  

Dr. Johnathan Marcondes é cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com pós-graduação em lentes de contato dental e facetas de porcelana. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e proprietário da Clínica Top Dente. CRO-PA: 4456

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem alimentos que podem ajudar a aliviar a dor de dente?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.