Por que o ácido úrico pode se acumular nas articulações e causar a gota?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o ácido úrico pode se acumular nas articulações e causar a gota?

O ácido úrico é um ácido orgânico fraco que, na corrente sanguínea, está presente principalmente na forma de monourato de sódio, bem menos solúvel que o ácido úrico. Quando sua concentração atinge 6,8 miligramas por decilitro, a substância pode se transformar em cristais e se depositar nas articulações, área do corpo em que a temperatura é menor, o que reduz ainda mais sua solubilidade, aumentando o risco de crises de gota e, como consequência, fortes dores.

Carne vermelha favorece produção de ácido úrico


De acordo com o reumatologista André Morsch, existem diversos fatores de risco associados ao
aumento da quantidade de ácido úrico no sangue, o que recebe o nome de hiperuricemia. Em especial, há fatores que levam a um excesso de produção, como um grande consumo de alguns alimentos específicos que são transformados em ácido úrico pelo corpo.

“Dietas ricas em carnes vermelhas e frutos do mar, bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e destilados, e bebidas ricas em frutose, como os sucos industrializados do tipo néctar, estão associados ao aumento do ácido úrico”, afirma o médico. Evitar esses produtos, na maioria dos casos, é insuficiente para prevenir crises de gota. Mesmo assim, os profissionais da área recomendam uma dieta equilibrada, sem excessos desses alimentos e bebidas.

Diabetes e obesidade estão ligadas ao desenvolvimento da gota


O aumento da produção de ácido úrico também pode ser resultado da combinação de fatores genéticos. “Condições clínicas, como obesidade, hipertensão, insuficiência renal crônica e neoplasias, em especial hematológicas” são citadas por Dr. Morsch como contribuintes para o acúmulo de ácido úrico no organismo.

Por outro lado, a presença exagerada da substância pode ser resultado da dificuldade do corpo para eliminá-la, o que ocorre devido a um defeito no funcionamento de uma enzima. Segundo o médico, hiperparatireoidismo, hipotireoidismo, diabetes, obesidade, baixa ingestão de líquidos e o consumo de certos medicamentos, como diuréticos, também atrapalham a eliminação do ácido e favorecem o surgimento da gota.

Dr. André Luis Bittencourt Morsch é reumatologista pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e atua em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. CRM-RS: 37466 – www.facebook.com/drandremorsch

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o ácido úrico pode se acumular nas articulações e causar a gota?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.