Osteoartrite: O que fazer durante uma crise de dor aguda?

  • +A
  • -A

Como a osteoartrite é uma doença crônica, exige que o paciente se submeta ao tratamento adequado de forma contínua, sem previsão de término. Quando esse tratamento é realizado de forma disciplinada, a tendência é que o paciente fique bem e leve uma vida normal. Porém, é possível que ocorram, ocasionalmente, crises, que são períodos em que os sintomas ficam mais acentuados (no caso da osteoartrite, a dor nas articulações).  

Medidas indicadas para controlar a dor aguda da osteoartrite


“Em casos de dor aguda, indica-se o
descanso articular por um período breve (varia de poucos minutos a algumas horas, dependendo do paciente). Isso garante um tempo para que a articulação se recupere. Mesmo assim, não se deve prolongar demais o descanso, já que isso pode gerar enfraquecimento da musculatura envolvida na estabilidade articular, com consequente piora da doença”, informa o reumatologista Sérgio Nunes. 

O especialista recomenda ainda colocar gelo – nos casos em que a articulação esteja inchada – e/ou calor, para redução da dor. Realizando alternadamente gelo e calor, pode-se alcançar as propriedades benéficas de ambos. Quando há crises, são indicados medicamentos para redução da dor e/ou inflamação, menos aqueles com propriedades opióides.

“O uso isolado de analgésicos e anti-inflamatórios, sem a adoção de medidas adicionais, é frequentemente associado a falha de tratamento e insatisfação do paciente a longo prazo”, afirma o médico. Porém, vale ressaltar a importância do uso de medicação específica no tratamento contra osteoartrite, tendo em vista sua capacidade de retardar o processo de desgaste da cartilagem.  

Cuidados a manter com o passar das crises


“Assim que a crise passar, volte à rotina habitual, com foco na perda de peso e
exercícios de fortalecimento da musculatura”, orienta Nunes. Evitar o sobrepeso/obesidade é crucial no tratamento da osteoartrite, pois assim evita-se a sobrecarga nos ossos e articulações, já comprometidos pela deterioração da cartilagem (principal característica da doença). Nesse sentido, buscar uma alimentação mais saudável também ajuda bastante.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Sérgio Nunes

Dr. Sérgio Nunes

CRM: 82887 / MG

TAGS
articulacoes
doenca-dos-ossos
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite
problema-nos-ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Osteoartrite: O que fazer durante uma crise de dor aguda?"

Maria Israel Vebri

Não sabia que posso fazer exercícios para fortalecer a musculatura do meu joelho, não me foi passada essa informação pelo médico…Obrigada pela orientação!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Ficamos felizes em saber que ajudamos. Deixo uma dica de leitura sobre exercícios para a osteoartrite de joelho: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-exercicios-joelho-casa, esperamos que goste. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.