A partir de que idade devemos nos prevenir da osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que torna os ossos mais frágeis e mais sujeitos a fraturas. As mulheres são quem mais sofrem com o problema: Cerca de 33% delas sofrem fraturas depois dos 50 anos, enquanto o número entre os homens chega a 20%, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Investir em medidas de prevenção é a melhor maneira de evitar a osteoporose.

Mulher deve se prevenir da osteoporose durante a juventude


“É importante que, desde cedo, as mulheres já façam a prevenção da osteoporose com medidas simples,
como praticar atividade física, não fumar, ter uma alimentação rica em cálcio e se expor ao sol regularmente para melhorar os níveis de vitamina D”, recomenda a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot. O cálcio e a vitamina D são os grandes responsáveis pela formação do material que compõe os ossos.

A partir dos 35 anos, a massa óssea da mulher já começa a diminuir, mas sua redução mais significativa acontece sua redução mais significativa acontece depois da menopausa. “Em geral, a pesquisa de osteoporose se inicia após a menopausa, período em que é mais frequente se diagnosticar a osteopenia pela redução da produção de estrogênio nas mulheres”, diz a profissional.

Consumo adequado de cálcio ajuda a evitar a osteoporose


A
osteopenia é o estágio anterior à osteoporose, em que a perda da densidade óssea ainda não é capaz de produzir fraturas. Nesta fase, a prevenção da osteoporose é feita tratando os casos diagnosticados de osteopenia, com base na suplementação de cálcio e vitamina D e no uso de medicamentos que atuam na composição dos ossos, quando indicados.

Depois da menopausa, é muito importante começar a avaliação da densidade mineral dos ossos, o que ajuda a diagnosticar a osteoporose. O exame mais indicado é a densitometria óssea. “Outros exames, como a radiografia, têm muito baixa sensibilidade para o diagnóstico. Alguns exames auxiliares para o correto tratamento são a avaliação do cálcio, da vitamina D e da função da tireoide”, diz a especialista.

Dra. Raphaella Bristot Silveira é ginecologista e obstetra, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 11396 – facebook.com/draraphaellagineco

Foto: Shutterstock

TAGS
calcio
ossos
osteoporose
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "A partir de que idade devemos nos prevenir da osteoporose?"

Maria

Excelente assunto para prevenir a osteoporose Eu curto muito e leio todos eles pois para mim e muito edificante Muito obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, que bom que gostou da matéria. Nos acompanhe para ver mais matérias como essa. Abraços.

Quero saber como

Quero saber como funciona

Teresinha

Olá gostei muito das informações sobre osteoporose , porque tenho o problema já. Algum tempo , e faço tratamento com calcio gostaria de saber , se é o suficiente para o tratamento obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Teresinha, consulte o ortopedista para mais informações e continue com o tratamento. Abraços.

Ana Graça

Este assunto é de muita importância, pois também faço tratamento para osteoporose.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana, realmente é muito importante cuidados com a saúde. Parabéns pela busca de qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.