Qual a diferença entre colágeno tipo I e tipo II? Qual traz benefícios para as articulações?

  • +A
  • -A

As articulações são partes do sistema ósseo que fazem a ligação entre dois ossos, permitindo que o corpo faça os mais diversos movimentos como caminhar, agachar e subir escadas sem dor. Para que isso aconteça, o organismo precisa de boas quantidades de colágeno, uma proteína presente na composição das articulações e dividida em vários tipos, como o tipo I e o tipo II. 

Tipo I e tipo II do colágeno se formam em processos diferentes


De acordo com a reumatologista Rafaela Alen, o
colágeno tipo I é formado a partir do rompimento de moléculas de proteína, processo que dá origem a substâncias menores, mais facilmente absorvidas pelo intestino humano. É retirado da cartilagem óssea de bois e frangos, mas também é encontrado em outros animais. 

O colágeno tipo II, por sua vez, é originado a partir de outro processo. “Também chamado de colágeno não desnaturado, suas moléculas não são quebradas, diferentemente do colágeno tipo I. Sua formação se dá em temperaturas mais baixas, o que faz com que a molécula não se rompa”, explica a especialista. 

Colágeno ajuda no tratamento da osteoartrite


O tipo I do colágeno é muito importante para o corpo porque fortalece as articulações. Já o segundo tipo atua na reposição do colágeno perdido ao longo do
envelhecimento do organismo, prevenindo destruição da cartilagem articular, característica principal da osteoartrite, e evitando a inflamação e a dor que essa doença provoca. Vale lembrar que os dois tipos de colágeno podem ser usados juntos, um complementando a ação do outro. 

É sempre bom manter uma alimentação rica em colágeno, mas em alguns casos, como quando o paciente tem fatores de risco para a osteoartrite, o médico pode indicar uma atenção especial a essa proteína. “O colágeno é encontrado nas carnes ou ainda em suplementos alimentares na forma de cápsulas e sachês”, informa Dra. Rafaela.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Rafaela Alen Costa Freire

Dra. Rafaela Alen Costa Freire

Reumatologia

CRM: 3388 / TO

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual a diferença entre colágeno tipo I e tipo II? Qual traz benefícios para as articulações?"

Neide dos Santos Lima

Não costumo consumir carne vermelha. Utilizo principalmente carne de frango ou carne de peixe. Será que consumindo esse tipo de carne eu estou obtendo o colágeno necessário para as articulações?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Neide. Para verificar se sua dieta está fornecendo os níveis de colágenos e outros nutrientes necessários para manter suas articulações saudáveis, o ideal é passar em consulta com o especialista e realizar exames. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.