Como começar uma rotina de exercícios para sair do sedentarismo?

  • +A
  • -A

A prática de exercícios físicos é um dos hábitos mais importantes para a saúde, ajudando a prevenir e a tratar uma série de doenças, como hipertensão, depressão, osteoporose e osteoartrite. No entanto, quem é sedentário e deseja mudar de vida, começando uma nova rotina de exercícios, deve pegar leve para não correr risco de se machucar. 

Rotina de exercícios deve evoluir com o tempo


Segundo o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca, é preciso estar motivado e ter a certeza de que o corpo está preparado para iniciar exercício. “Caso contrário, uma
avaliação médica específica para a orientação de exercícios é indicada”, alerta o especialista. 

O próximo passo é montar um calendário para a prática. O ideal é alternar os dias da semana para que o organismo possa se adaptar às mudanças. Quando o corpo estiver mais preparado, a prática diária de um exercício físico passa a ser indicada. 

“A cada dia de exercício, a recomendação é aumentar um pouco o tempo e/ou a intensidade ou modificar o estímulo”, afirma o profissional. Vale lembrar que essas mudanças não devem provocar dores. “Exercícios bem feitos não devem machucar”, destaca Dr. Franca. 

Atividades na água são indicadas para casos de osteoartrite


Os gestos motores aprendidos
durante a infância podem facilitar a rotina de exercícios na vida adulta. Por isso, durante a consulta, é preciso verificar o histórico de exercício físico e esporte do paciente. “Pedalar pode ser um gesto natural se aprendido na infância. Mas se não, pode ser bem difícil. Natação também. O importante é iniciar, progredir aos poucos e não desistir. A assiduidade é que trará benefícios à saúde”, recomenda o médico. 

Para problemas articulares e para a osteoartrite, especificamente, é importante que a prática cause pouco impacto nas articulações. Por isso, exercícios na água, como caminhar na piscina, hidroginástica e natação, são mais indicados. A frequência semanal deve ser diária ou, pelo menos, quatro vezes na semana, totalizando um valor mínimo de 150 minutos semanais para haver benefícios significativos e eliminar o risco de lesões. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Felipe Franca

Dr. João Felipe Franca

Medicina Esportiva

CRM: 5276659-3 / RJ

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como começar uma rotina de exercícios para sair do sedentarismo?"

Angela Maria Cunha Ramos

Estou com depressão…sem ânimo pra nada. Praticar exercícios físicos não consigo sozinha.O que devo fazer? Preciso de ajuda.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Angela. Aconselhamos que procure um médico e relate sobre os sintomas, pois a depressão pode ser tratada, através de medicamentos,terapia, mudança de hábitos, entre outros. Estimamos melhoras. Abraços!

francisca

Estou recomeçando os exercicios de fisioterapia e caminhada pela manhã

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Francisca. Parabéns pelo empenho em melhorar sua qualidade de vida. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.